13.4. Caixa de diálogo do servidor de chaves

Vários servidores de chaves baseados em Internet oferecem chaves públicas de vários usuários. Para estabelecer comunicação criptografada com um grande número de usuários, use esses servidores para distribuir sua chave pública. Para isso, exporte a chave pública para um desses servidores. De maneira semelhante, o KGpg permite que você procure as chaves de determinadas pessoas em algum desses servidores e as importe. Abra a caixa de diálogo do servidor de chaves em Arquivo+Diálogo do Servidor de Chave.

13.4.1. Importando uma chave de um servidor de chaves

Usando a guia Importar da caixa de diálogo do servidor de chaves, importe chaves públicas de um dos servidores de chaves baseados na Internet. Selecione um dos servidores de chaves pré-configurados e digite uma string de pesquisa (endereço de e-mail do parceiro de comunicação) ou o ID da chave a ser procurada. Quando você clica em Pesquisar, o sistema se conecta à Internet e procura no servidor de chaves especificado uma chave que corresponda às especificações. Consulte a Figura 13.3, “Tela de pesquisa para importação de chave” (↑Aplicativos).

Figura 13.3. Tela de pesquisa para importação de chave

Tela de pesquisa para importação de chave

Se a pesquisa no servidor de chaves for bem-sucedida, em uma nova janela, será exibida uma lista de todas as entradas recuperadas do servidor. Selecione a chave a ser incluída no seu chaveiro e clique em Importar. Consulte a Figura 13.4, “Resultados e importação” (↑Aplicativos). Confirme a mensagem seguinte com OK e saia da caixa de diálogo do servidor de chaves com Fechar. A chave importada aparecerá na visão geral principal do gerenciador de chaves e estará pronta para uso.

Figura 13.4. Resultados e importação

Resultados e importação

13.4.2. Exportando suas chaves para um servidor de chaves

Para exportar sua chave para um dos servidores acessíveis gratuitamente na Internet, selecione Exportar na caixa de diálogo do servidor de chaves. Designe o servidor de destino e a chave a ser exportada em dois menus suspensos. Em seguida, inicie a exportação clicando em Exportar.

Figura 13.5. Exportando uma chave para um servidor de chaves

Exportando uma chave para um servidor de chaves