18.5. Gerenciando conexões de rede com o NetworkManager

O NetworkManager é a solução ideal para uma estação de trabalho móvel. Com o NetworkManager, não é necessário preocupar-se em configurar interfaces de rede e alternar entre redes quando você estiver em trânsito. Ele pode conectar-se automaticamente a redes WLAN conhecidas. Se houver duas ou mais possibilidades de conexão, ele pode conectar-se à mais rápida.

[Note]NetworkManager e SCPM

Não use o NetworkManager junto com o SCPM quando perfis SCPM também mudarem configurações de rede. Para usar o SCPM e o NetworkManager ao mesmo tempo, desabilite o recurso de rede na configuração SCPM.

O NetworkManager não é a solução adequada nos seguintes casos:

18.5.1. Controlando o NetworkManager

Para iniciar o NetworkManager, habilite o NetworkManager no módulo YaST do dispositivo de rede. Como o NetworkManager não requer uma configuração de rede padrão, a configuração do YaST torna-se inativa. O NetworkManager automaticamente escolhe a melhor rede disponível, mas ele pode conectar-se automaticamente apenas a uma rede conhecida. Na primeira conexão a uma rede, use o applet do NetworkManager. Se a rede exigir informações adicionais, como nome de usuário, senha ou chave de criptografia, o NetworkManager vai solicitá-las.

O KDE e o GNOME têm seus próprios applets para o NetworkManager. Um applet apropriado deve ser iniciado automaticamente com o ambiente de área de trabalho. O applet é então mostrado como um ícone na bandeja do sistema. As funções de ambos os applets são semelhantes, mas as interfaces são diferentes. Eles podem ser usados em outros ambientes gráficos com suporte de bandeja de sistema padrão.

18.5.1.1. O applet KNetworkManager

O KNetworkManager é um applet KDE para controlar o NetworkManager. Se ele não estiver em execução, inicie-o com o comando knetworkmanager. Quando ele estiver em execução, um ícone azul da Terra será exibido na bandeja de sistema. Clicar o botão direito do mouse no ícone abre o menu do KNetworkManager com vários comandos para gerenciar conexões de rede.

O menu contém conexões de rede disponíveis, ambos dispositivos com e sem fio. Se você mantiver o cursor do mouse sobre eles, os detalhes serão exibidos. A conexão atualmente usada está marcada no menu. A força do sinal de redes sem fio também é mostrada no menu. Redes sem fio criptografadas são marcadas com um ícone de cadeado azul. Para conectar-se a uma rede criptografada, escolha-a no menu. Na caixa de diálogo exibida, escolha o tipo de Criptografia usada pela rede e digite a Frase secreta ou Chave apropriada.

Para conectar-se a uma rede que não transmite seu identificador de conjunto de serviços (ESSID) e, assim, não pode ser detectada automaticamente, escolha Conectar-se a Outra Rede sem Fio. Na caixa de diálogo exibida, digite o ESSID e defina parâmetros de criptografia, se necessário.

Para acessar conexões de discagem, escolha Conexões por Discagem. Quando conexões de discagem já tiverem sido definidas, inicie a conexão clicando na conexão a ser usada. Configurar Conexões por Discagem abre o YaST, onde você pode definir uma nova conexão de discagem.

Para desabilitar qualquer conexão de rede ativa, escolha Opções+Alternar para Modo Off-line no menu do KNetworkManager. Para habilitar novamente a conexão, escolha Opções+Alternar para Modo On-line. Para desabilitar conexões de rede sem fio, escolha Opções+Desabilitar Conexão sem Fio no menu do KNetworkManager. Para habilitar novamente conexões sem fio, escolha Opções+Habilitar Conexão sem Fio. Habilitar a rede leva alguns segundos.

18.5.1.2. O Applet GNOME NetworkManager

O GNOME também tem o seu próprio applet para o NetworkManager. Se ele não estiver em execução, inicie-o com o comando nm-applet. Quando ele estiver em execução, um ícone será exibido na bandeja de sistema. A aparência do ícone dependerá do estado da conexão de rede. Se você não souber o que significa o ícone, mantenha o cursor do mouse sobre ele até que uma explicação seja exibida.

Clique o botão esquerdo do mouse no ícone do applet para mostrar um menu com as redes disponíveis. A conexão atualmente usada está marcada no menu. A força do sinal de redes sem fio também é mostrada no menu. Redes sem fio criptografadas são marcadas com um ícone de escudo. Para conectar-se a uma rede criptografada, escolha-a no menu. Na caixa de diálogo exibida, escolha o tipo de Criptografia usada pela rede e digite a Frase secreta ou Chave apropriada.

Para conectar-se a uma rede que não transmite o seu identificador de conjunto de serviços (ESSID) e, assim, não pode ser detectada automaticamente, clique o botão esquerdo do mouse no ícone e escolha Conectar-se a Outra Rede sem Fio. Na caixa de diálogo exibida, digite o ESSID e defina parâmetros de criptografia se necessário.

Para desabilitar a rede, clique o botão direito do mouse no ícone do applet e desmarque Habilitar Rede. Para desabilitar a rede sem fio, clique o botão direito do mouse no ícone do applet e desmarque Habilitar Conexão sem Fio.

Para obter informações sobre a conexão atual (incluindo o endereço de hardware, o endereço IP e a interface usada), clique o botão direito do mouse no ícone do applet e escolha Informações de Conexão no menu.

18.5.2. Mais informações

Mais informações sobre o NetworkManager e o D-BUS podem ser encontradas nos seguintes sites e diretórios: