26.8. Solução de problemas

Se o Apache não for iniciado, a página da Web não estiver acessível ou os usuários não puderem se conectar ao servidor Web, é importante encontrar a causa do problema. A seguir, estão alguns locais típicos para procurar explicações de erros e coisas importantes a serem verificadas.

Primeiro, o rcapache2 (descrito na Seção 26.3, “Iniciando e parando o Apache”) mostra detalhes sobre erros, portanto, pode ser bastante útil se for realmente usado para operar o Apache. Algumas vezes, é tentador usar o /usr/sbin/httpd2 binário para iniciar ou interromper o servidor Web. Evite fazer isso e use o script rcapache2. O rcapache2 fornece até dicas sobre como resolver erros de configuração.

Além disso, a importância de arquivos de registro não pode ser demasiadamente enfatizada. No caso de erros fatais e não fatais, deve-se procurar as causas nos arquivos de registro do Apache, especialmente no arquivo de registro de erros. Você também pode controlar o detalhamento das mensagens registradas com a diretiva LogLevel se forem necessários mais detalhes nos arquivos de registro. Por padrão, o arquivo de registro de erros está localizado em /var/log/apache2/error_log.

[Tip]Um teste simples

Observe as mensagens de registro do Apache com o comando tail -F /var/log/apache2/meu_reg_erros. A seguir, execute rcapache2 restart. Agora, tente conectar-se a um browser e verifique a saída.

Um erro comum é não abrir as portas do Apache na configuração de firewall do servidor. Se você configura o Apache com o YaST, existe uma opção separada disponível que cuida desta questão específica (consulte a Seção 26.2.2, “Configurando o Apache com o YaST”). Se você estiver configurando o Apache manualmente, abra as portas de firewall para HTTP e HTTPS através do módulo de firewall do YaST.

Se o erro não puder ser descoberto com a ajuda de qualquer desses meios, verifique o banco de dados de erros do Apache online em http://httpd.apache.org/bug_report.html. A comunidade de usuários do Apache também pode ser acessada através de uma lista de discussão disponível em http://httpd.apache.org/userslist.html. Um grupo de discussão recomendado é comp.infosystems.www.servers.unix.