26.3. Iniciando e parando o Apache

Se tiver sido configurado com o YaST (consulte a Seção 26.2.2, “Configurando o Apache com o YaST”), o Apache será iniciado durante o tempo de inicialização nos níveis de execução 3 e 5 e parado nos níveis de execução 0, 1, 2 e 6. Você poderá mudar esse comportamento usando o editor de nível de execução do YaST ou a ferramenta de linha de comando chkconfig.

Para iniciar, parar ou manipular o Apache em um sistema em execução, use o script init /usr/sbin/rcapache2 (consulte a Seção 8.2.2, “Scripts Init” para obter informações gerais sobre os scripts init). O comando rcapache2 usa os seguintes parâmetros:

start

Inicia o Apache caso ainda não esteja em execução.

startssl

Inicia o Apache com suporte SSL caso ainda não esteja em execução. Para obter mais informações sobre o suporte SSL, consulte a Seção 26.6, “Configurando um servidor Web seguro com SSL”.

restart

Pára e reinicia o Apache. Inicia o servidor Web caso ele não estivesse em execução antes.

try-restart

Pára e reinicia o Apache somente se estivesse em execução antes.

reload or graceful

Pára o servidor Web instruindo todos os processos bifurcados do Apache para concluir suas solicitações antes de encerrar. Com o término de cada processo, ele é substituído por um processo recém-iniciado, o que resulta no “reinício” completo do Apache.

[Tip]Dica

rcapache2 reload é o método preferencial para reiniciar o Apache em ambientes de produção (por exemplo, para ativar uma mudança na configuração), pois permite que todos os clientes sejam atendidos sem provocar interrupções na conexão.

configtest

Verifica a sintaxe dos arquivos de configuração sem afetar um servidor Web em execução. Como essa verificação é forçada toda vez que o servidor é iniciado, recarregado ou reiniciado, normalmente não é necessário executar o teste explicitamente (se houver um erro de configuração, o servidor Web não será iniciado, recarregado nem reiniciado).

probe

Examina a necessidade de um recarregamento (verifica se a configuração mudou) e sugere os argumentos necessários para o comando rcapache2.

server-status e full-server-status

Descarta uma tela de status breve ou completa, respectivamente. Requer lynx ou w3m instalado e o módulo mod_status habilitado. Além disso, adicione status a APACHE_SERVER_FLAGS no arquivo /etc/sysconfig/apache2.

[Tip]Flags adicionais

Se você especificar flags adicionais a rcapache2, eles serão transferidos diretamente para o servidor Web.