7.4. Especificações do kernel

Os kernels de 64 bits para AMD64 e EM64T oferecem uma ABI (application binary interface - interface binária de aplicativo) de kernel de 32 bits e de 64 bits. A de 64 bits é idêntica à ABI do kernel de 32 bits correspondente. Isso significa que o aplicativo de 32 bits pode se comunicar com o kernel de 64 bits da mesma forma que com o kernel de 32 bits.

A emulação de 32 bits de chamadas do sistema para um kernel de 64 bits não suporta várias APIs usadas pelos programas do sistema. Isso depende da plataforma. Por esta razão, alguns aplicativos, como lspci ou os programas de administração LVM, devem ser compilados como programas de 64 bits para funcionar adequadamente.

Um kernel de 64 bits só pode carregar módulos de kernel de 64 bits especificamente compilados para esse kernel. Não é possível usar módulos de kernel de 32 bits.

[Tip]Dica

Alguns aplicativos requerem módulos separados carregáveis pelo kernel. Se você pretende usar um aplicativo de 32 bits desse tipo em um ambiente de sistema de 64 bits, entre em contato com o provedor do aplicativo e do SUSE para verificar se a versão de 64 bits do módulo carregável pelo kernel e a versão compilada de 32 bits da API do kernel estão disponíveis para esse módulo.