14.4. Configuração 3D do OpenGL

14.4.1. Suporte a hardware

O SUSE Linux inclui vários drivers do OpenGL para suporte a hardware 3D. A Tabela 14.3, “Hardwares 3D suportados” fornece uma visão geral.

Tabela 14.3. Hardwares 3D suportados

Driver do OpenGL

Hardware suportado

nVidia

nVidia Chips: todos, exceto alguns chipsets antigos (GeForce2 e anteriores)

DRI

Intel i810/i815/i830M,

Intel 845G/852GM/855GM/865G/915G,915GM/945G

Matrox G200/G400/G450/G550,

ATI Rage 128(Pro)/Radeon (até 9250)

Se você estiver fazendo uma instalação com o YaST pela primeira vez, a aceleração 3D poderá ser ativada durante a instalação, uma vez que o YaST detecta suporte a 3D. Para chips de gráficos nVidia, é necessário instalar o driver nVidia antes. Para fazer isso, selecione o patch do driver nVidia em YOU (YaST Online Update - Atualização Online do YaST). Devido a restrições de licença, o driver do nVidia não está incluído na distribuição.

Se você atualizar o sistema, o procedimento para configurar o suporte ao hardware 3D será diferente. Isso depende de qual driver do OpenGL está sendo usado. Detalhes adicionais serão fornecidos na próxima seção.

14.4.2. Drivers do OpenGL

Os drivers nVidia e DRI do OpenGL podem ser facilmente configurados com SaX2. Para adaptadores nVidia, é necessário instalar o driver nVidia antes. Digite o comando 3Ddiag para verificar se a configuração do nVidia ou DRI está correta.

Por razões de segurança, somente usuários pertencentes ao grupo vídeo têm permissão para acessar o hardware 3D. Portanto, verifique se todos os usuários locais são membros desse grupo. Caso contrário, o fallback de renderização de software lento do driver do OpenGL será usado para aplicativos do OpenGL. Use o comando id para verificar se o usuário atual pertence ao grupo vídeo. Se não for o caso, use o YaST para adicionar o usuário ao grupo.

14.4.3. Ferramenta de diagnóstico 3Ddiag

A ferramenta de diagnóstico 3Ddiag permite verificar a configuração 3D do SUSE Linux. Essa é uma ferramenta da linha de comando que deve ser iniciada em um terminal. Digite 3Ddiag -h para relacionar possíveis opções para a 3Ddiag.

Para verificar a configuração de X.Org, a ferramenta verifica se os pacotes necessários para o suporte 3D estão instalados e se a biblioteca do OpenGL e a extensão GLX corretas estão sendo usadas. Se receber mensagens de falha, siga as instruções da 3Ddiag. Se tudo estiver correto, serão exibidas somente mensagens de conclusão na tela.

14.4.4. Utilitários de teste do OpenGL

Para testar o OpenGL, pode ser útil usar o programa glxgears e jogos como tuxracer e armagetron (os pacotes têm os mesmos nomes). Se o suporte 3D tiver sido ativado, será possível reproduzi-los adequadamente em um computador novo. Sem suporte 3D, esses jogos seriam executados muito lentamente (efeito apresentação de slide). Use o comando glxinfo para verificar se o 3D está ativo. Em caso positivo, a saída conterá uma linha com direct rendering: Yes.

14.4.5. Solução de problemas

Se os resultados do teste 3D do OpenGL forem negativos (os jogos não forem reproduzidos adequadamente), use a 3Ddiag para verificar se não há erros na configuração (mensagens de erro). Se a correção não ajudar ou as mensagens de erro não tiverem sido exibidas, analise os arquivos de registro X.Org.

Com freqüência, você encontrará a linha DRI is disabled no arquivo X.Org /var/log/Xorg.0.log. A causa exata só poderá ser descoberta por meio de um exame detalhado do arquivo de registro, tarefa que requer experiência.

Em tais casos, não há erros de configuração, pois eles teriam sido detectados pela 3Ddiag. Conseqüentemente, nesse ponto a única alternativa é usar o fallback de renderização do software do driver DRI, que não fornece suporte a hardware 3D. Você também deverá ficar sem suporte a 3D, se houver instabilidade ou erros de representação do OpenGL. Use o SaX2 para desabilitar totalmente o suporte a 3D.

14.4.6. Suporte à instalação

Além do fallback de renderização de software do driver DRI, alguns drivers do OpenGL no Linux ainda estão em fase de desenvolvimento e, portanto, são considerados experimentais. Os drivers são incluídos na distribuição devido à alta demanda de aceleração do hardware 3D no Linux. Considerando o status experimental de alguns drivers do OpenGL, o SUSE não pode oferecer suporte à instalação para a configuração da aceleração do hardware 3D, nem fornecer assistência adicional a problemas relacionados. A configuração básica da interface gráfica do usuário (sistema X Window) não inclui configuração de aceleração do hardware 3D. Se você tiver problemas com a aceleração do hardware 3D, é recomendável desabilitar totalmente o suporte a 3D.

14.4.7. Mais informações

Para obter informações, consulte os arquivos LEIAME em /usr/X11R6/lib/X11/doc. Obtenha mais informações sobre a instalação do driver nvidia em http://www.suse.de/~sndirsch/nvidia-installer-HOWTO.html.