Capítulo 2. Configuração do sistema com YaST

Sumário

2.1. Idioma do YaST
2.2. Centro de Controle do YaST
2.3. Software
2.4. Hardware
2.5. Dispositivos de rede
2.6. Serviços de Rede
2.7. AppArmor
2.8. Segurança e usuários
2.9. Sistema
2.10. Diversos
2.11. YaST em modo de texto
2.12. Atualização da linha de comando
2.13. SaX2
2.14. Solução de problemas
2.15. Mais informações

Resumo

O YaST, a ferramenta de configuração usada para instalação, também é a ferramenta de configuração do SUSE Linux. Este capítulo abrange a configuração do seu sistema com o YaST. Ele inclui a maior parte do hardware, a interface gráfica de usuário, acesso à Internet, configurações de segurança, administração de usuário, instalação de software, atualizações de sistema e informações sobre o sistema. Ambos os modos gráfico e de texto do YaST estão disponíveis e fornecem funcionalidade semelhante.

Configure o sistema com o YaST usando vários módulos do YaST. Dependendo da plataforma de hardware e do software instalado, existem modos diferentes de acessar o YaST no sistema instalado.

No KDE ou GNOME, inicie o Centro de Controle do YaST a partir do menu do SUSE (Sistema+YaST). Os módulos de configuração individuais do YaST também são integrados ao Centro de Controle do KDE. Antes que o YaST seja iniciado, é solicitado que você digite a senha de root, pois o YaST precisa de permissões de administrador do sistema para mudar os arquivos de sistema.

Para iniciar o YaST a partir da linha de comando, digite os comandos su (para mudar para o usuário root) e yast2. Para iniciar a versão de texto, digite yast em vez de yast2. Também use o comando yast para iniciar o programa a partir de um dos consoles virtuais.

Para plataformas de hardware que não suportam um dispositivo de tela próprio e para a administração remota em outros hosts, execute o YaST remotamente. Primeiro, abra o console no host no qual será exibido o YaST e digite o comando ssh -X root@<sistema-a-configurar> para efetuar login no sistema visando configurar o root e redirecionar a saída do servidor X para o seu terminal. Após o login bem-sucedido do SSH, digite yast2 para iniciar o YaST no modo gráfico.

Para iniciar o YaST no modo de texto em outro sistema, use o comando ssh root@<sistema-a-configurar> para abrir a conexão. Em seguida, inicie o YaST com o comando yast.

Para economizar tempo, os módulos do YaST individuais podem ser iniciados diretamente. Para iniciar um módulo, digite yast2 nome_do_módulo. Exiba uma lista de todos os nomes de módulos disponíveis no seu sistema com yast2 -l ou yast2 --list. Inicie o módulo de rede, por exemplo, com yast2 lan.


2.1. Idioma do YaST

Para mudar o idioma do YaST, selecione Sistema+Seleção de Idioma no Centro de Controle do YaST. Selecione um idioma, saia do Centro de Controle do YaST, efetue logout do sistema e efetue login novamente. Na próxima vez em que você iniciar o YaST, a nova configuração de idioma será usada. Isso também muda o idioma para todo o sistema.

Se você precisa trabalhar em um idioma diferente, mas não deseja modificar a configuração de idioma do sistema, pode modificar temporariamente a variável LANG. Para fazer isso, exporte LANG com seu idioma preferido. Por exemplo, para inglês, digite o comando:

export LANG="en_US"; yast2

Esse comando modifica a configuração LANG somente na sessão atual. A configuração de idioma de outros usuários e suas outras sessões, como janelas de terminal, permanece inalterada.