2.11. YaST em modo de texto

Esta seção destina-se principalmente a administradores e especialistas do sistema que não executam um servidor X em seus sistemas e dependem da ferramenta de instalação baseada em texto. Ela contém informações básicas sobre como iniciar e operar o YaST em modo de texto.

Quando o YaST é iniciado em modo de texto, o Centro de Controle do YaST aparece primeiro. Consulte a Figura 2.6, “Janela principal do YaST em modo de texto”. A janela principal contém três áreas: O frame esquerdo, que é cercado por uma borda branca grossa, oferece as categorias às quais os vários módulos pertencem. A categoria ativa é indicada por um fundo colorido. O frame direito, que é cercado por uma borda branca fina, oferece uma visão geral dos módulos disponíveis na categoria ativa. O frame inferior contém os botões para Ajuda e Sair.

Figura 2.6. Janela principal do YaST em modo de texto

Janela principal do YaST em modo de texto

Quando o Centro de Controle do YaST é iniciado, a categoria Software é selecionada automaticamente. Use e para mudar a categoria. Para iniciar um módulo a partir da categoria selecionada, pressione . A seleção de módulo aparece agora com uma borda grossa. Use e para selecionar o módulo desejado. Mantenha as teclas de seta pressionadas para rolar pela lista de módulos disponíveis. Quando um módulo é selecionado, o seu título aparece com um fundo colorido e uma breve descrição é exibida no frame inferior.

Pressione Enter para iniciar o módulo desejado. Vários botões ou campos de seleção no módulo contêm uma letra com uma cor diferente (amarelo por padrão). Use Alt-letra_amarela para selecionar um botão diretamente em vez de navegar até ele com Tab. Saia do Centro de Controle do YaST pressionando o botão Sair ou selecionando Sair na visão geral de categorias e pressionando Enter.

2.11.1. Navegação em módulos

A seguinte descrição dos elementos de controle nos módulos do YaST pressupõe que todas as teclas de função e combinações de teclas Alt funcionam e que não são atribuídas a elas funções globais diferentes. Leia Seção 2.11.2, “Restrição de combinações de tecla” para obter informações sobre possíveis exceções.

Navegação entre botões e listas de seleção

Use Tab e Alt-Tab ouShift-Tab para navegar entre os botões e frames que contêm listas de seleção.

Navegação em listas de seleção

Use as teclas de seta ( e ) para navegar entre os elementos individuais em um frame ativo que contém uma lista de seleção. Se entradas individuais em um frame excedem a sua largura, use Shift- ou Shift- para rolar horizontalmente para a direita e esquerda. Alternativamente, use Ctrl-E ou Ctrl-A. Esta combinação também pode ser usada se o uso de ou resultar na mudança do frame ou da lista de seleção atual, como no Centro de Controle.

Botões, botões de opção e caixas de seleção

Para selecionar botões com colchetes vazios (caixas de seleção) ou parênteses vazios (botões de opção), pressione Espaço ou Enter. Alternativamente, botões de opção e caixas de seleção podem ser selecionados diretamente com Alt-letra_amarela. Neste caso, não é necessário confirmar com Enter. Se você navegar até um item com Tab, pressione Enter para executar a ação selecionada ou ativar o item de menu respectivo.

Teclas de função

As teclas F (F1 a F12) habilitam acesso rápido aos vários botões. Que teclas de função são realmente mapeadas a que botões depende do módulo YaST ativo, pois módulos diferentes oferecem botões diferentes (Detalhes, Informação, Adicionar, Apagar, etc.). Use F10 para OK, Próximo e Concluir. Pressione F1 para acessar a ajuda do YaST, que mostra as funções mapeadas para as teclas F individuais.

Figura 2.7. O Módulo de Instalação de Software

O Módulo de Instalação de Software

2.11.2. Restrição de combinações de tecla

Se o seu gerenciador de janelas usa combinações Alt globais, as combinações Alt no YaST talvez não funcionem. Teclas como Alt ou Shift também podem ser ocupadas pelas configurações do terminal.

Substituindo Alt por Esc

Os atalhos Alt podem ser executados com Esc em vez de Alt. Por exemplo, Esc-H substitui Alt-H.

Navegar para trás e para frente com Ctrl-F e Ctrl-B

Se as combinações Alt e Shift estiverem ocupadas pelo gerenciador de janelas ou pelo terminal, use as combinações Ctrl-F (para frente) e Ctrl-B (para trás).

Restrição de teclas de função

As teclas F também são usadas para funções. Certas teclas de função podem estar ocupadas pelo terminal e talvez não estejam disponíveis para o YaST. No entanto, as combinações de teclas Alt e teclas de função devem estar sempre disponíveis em um console de texto puro.

2.11.3. Iniciando os módulos individuais

Para economizar tempo, os módulos do YaST individuais podem ser iniciados diretamente. Para iniciar um módulo, digite:

yast <nome_do_módulo>

Exiba uma lista de todos os nomes de módulos disponíveis no seu sistema com yast -l ou yast --list. Inicie o módulo de rede, por exemplo, com yast lan.