Capítulo 14. O sistema X Window

Sumário

14.1. Configuração do X11 com o SaX2
14.2. Otimizando a configuração do X
14.3. Instalando e configurando fontes
14.4. Configuração 3D do OpenGL

Resumo

O sistema X Window (X11) é o padrão de fato para interfaces gráficas de usuário no UNIX. O X é baseado em rede, permitindo que aplicativos iniciados em um host sejam exibidos em outro host conectado em qualquer tipo de rede (LAN ou Internet). Este capítulo descreve a configuração e a otimização do ambiente do sistema X Window, fornece informações de base sobre o uso de fontes no SUSE Linux e explica a configuração do OpenGL e 3D.

O texto a seguir contém diversas referências para a documentação que pode ser encontrada em /usr/share/doc/packages/Xorg e /usr/share/doc/howto/en. Esse material, junto com as respectivas páginas de manual, só estará disponível se os pacotes de documentação estiverem instalados (xorg-x11-doc, xorg-x11-man e howtoenh).


14.1. Configuração do X11 com o SaX2

A interface gráfica de usuário, ou servidor X, lida com a comunicação entre o hardware e o software. Áreas de trabalho, como KDE e GNOME e a grande variedade de gerenciadores de janelas, usam o servidor X para interação com o usuário. A interface gráfica do usuário é inicialmente configurada durante a instalação. Para mudar depois as configurações, use o módulo respectivo do centro de controle do YaST ou execute o SaX2 manualmente da linha de comando com o comando sax2. A janela principal do SaX2 oferece uma interface comum para os módulos individuais do centro de controle do YaST.

Figura 14.1. A janela principal do SaX2

A janela principal do SaX2

Na barra de navegação esquerda, há seis itens, cada um mostrando a caixa de diálogo de configuração respectiva do centro de controle do YaST. Encontre as seções mencionadas abaixo no Capítulo 2, Configuração do sistema com YaST (↑Inicialização).

Monitor

Para obter uma descrição da configuração da placa de vídeo e o monitor, consulte a Seção 2.13.1, “Propriedades da Placa e do Monitor” (↑Inicialização).

Mouse

Para obter uma descrição da configuração do mouse no ambiente gráfico, consulte a Seção 2.13.2, “Propriedades do Mouse” (↑Inicialização).

Teclado

Para obter uma descrição da configuração do teclado no ambiente gráfico, consulte a Seção 2.13.3, “Propriedades do Teclado” (↑Inicialização).

Mesa

Para obter uma descrição da configuração da mesa gráfica, consulte a Seção 2.13.4, “Propriedades da mesa digitalizadora” (↑Inicialização).

Tela sensível ao toque

Para obter uma descrição da configuração da tela sensível ao toque, consulte a Seção 2.13.5, “Propriedades da Tela Sensível ao Toque” (↑Inicialização).

VNC

Para obter uma descrição da configuração de VNC, consulte a Seção 2.13.6, “Propriedades do Acesso Remoto” (↑Inicialização).