Capítulo 3. Atualizando o gerenciamento de sistemas e pacotes

Sumário

3.1. Atualizando o SUSE Linux
3.2. Mudanças no software de versão para versão
3.3. RPM— o Gerenciador de pacotes

Resumo

O SUSE Linux fornece a opção de atualizar um sistema existente sem ter que reinstalá-lo novamente por inteiro. Há dois tipos de atualização: atualização de pacotes de software individuais e atualização do sistema inteiro. Os pacotes também podem ser instalados manualmente com o gerenciador de pacotes RPM.


3.1. Atualizando o SUSE Linux

O software tende a “crescer” a cada versão. Portanto, verifique o espaço de partição disponível com df antes de atualizar. Se você suspeitar de que tem pouco espaço em disco, proteja os seus dados antes de atualizar e reparticionar o sistema. Não há nenhuma regra geral sobre quanto espaço deve haver em cada partição. Os requisitos de espaço dependem do seu perfil de particionamento específico, do software selecionado e da versão do SUSE Linux.

3.1.1. Preparações

Antes de atualizar, copie os arquivos de configuração antigos em uma mídia separada, como streamer, disco rígido removível, chaveiro USB ou unidade ZIP para proteger os dados. Isso se aplica basicamente aos arquivos armazenados em /etc, assim como a alguns dos diretórios e arquivos em /var e /opt. Você também pode gravar os dados do usuário em /home (os diretórios HOME) em uma mídia de backup. Faça o backup desses dados como root. Apenas roottem permissão de leitura para todos os arquivos locais.

Antes de iniciar a atualização, anote a partição raiz. O comando df / relaciona o nome do dispositivo da partição raiz. Em Exemplo 3.1, “Listar com df -h, a partição raiz a ser anotada é a /dev/hda3 (montada como /).

Exemplo 3.1. Listar com df -h

Filesystem     Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/hda3       74G   22G   53G  29% /
tmpfs          506M     0  506M   0% /dev/shm
/dev/hda5      116G  5.8G  111G   5% /home
/dev/hda1       39G  1.6G   37G   4% /windows/C
/dev/hda2      4.6G  2.6G  2.1G  57% /windows/D

3.1.2. Problemas possíveis

Se você atualizar um sistema padrão da versão anterior para esta, o YaST fará e executará as mudanças necessárias. Dependendo das suas personalizações, algumas etapas ou todo o procedimento de atualização poderá falhar e você terá que copiar os dados de backup. Aqui, assinalamos mais questões a verificar antes de iniciar a atualização do sistema

3.1.2.1. Verificando passwd e group em /etc

Antes de atualizar o sistema, verifique se /etc/passwd e /etc/group não contêm erros de sintaxe. Para isso, inicie os utilitários de verificação pwck e grpck como raiz e elimine quaisquer erros reportados.

3.1.2.2. PostgreSQL

Antes de atualizar PostgreSQL (postgres), descarte os bancos de dados. Consulte a página de manual de pg_dump. Isso só será necessário se você realmente usou PostgreSQL antes da sua atualização.

3.1.3. Atualizando com o YaST

Após os procedimentos de preparação apresentados na Seção 3.1.1, “Preparações”, você já pode atualizar o sistema:

  1. Inicialize o sistema como para a instalação, descrita na Seção 1.1, “Inicialização do sistema para instalação” (↑Inicialização). No YaST, escolha um idioma e selecione Atualizar na caixa de diálogo Modo de Instalação. Não selecione Nova Instalação.

  2. O YaST determina se há diversas partições raiz. Se houver apenas uma, continue com a próxima etapa. Se houver várias, selecione a partição correta e confirme com Próximo (/dev/hda3 foi selecionado no exemplo da Seção 3.1.1, “Preparações”). O YaST lê o antigo fstab nessa partição para analisar e montar os sistemas de arquivos listados.

  3. Na caixa de diálogo Configurações de Instalação, ajuste as configurações de acordo com suas necessidades. Normalmente, você pode deixar as configurações padrão intactas, mas se pretende aprimorar o sistema, verifique os pacotes oferecidos nos submenus Seleção de Software ou adicione suporte para idiomas extras.

    Você também tem a possibilidade de fazer backups de vários componentes do sistema. Selecionar backups torna lento o processo de atualização. Use essa opção se não tiver um backup de sistema recente.

  4. Na caixa de diálogo a seguir, escolha atualizar apenas o software que já está instalado ou adicionar novos componentes de software ao sistema (modo de upgrade) É recomendável aceitar a composição sugerida, por exemplo, Atualização baseada na seleção "Sistema Padrão com KDE" ou "Sistema Padrão com GNOME". Os ajustes podem ser feitos posteriormente com o YaST.

3.1.4. Atualizando pacotes individuais

Independentemente do seu ambiente atualizado em geral, sempre é possível atualizar pacotes individuais. A partir desse ponto, porém, é sua responsabilidade garantir que o seu sistema permaneça consistente. Dicas sobre atualização podem ser encontradas em http://www.novell.com/linux/download/updates/.

Selecione os componentes da lista de seleção do pacote do YaST segundo as suas necessidades. Se você selecionar um pacote essencial para a operação geral do sistema, o YaST emitirá um aviso. Os pacotes só devem ser atualizados no modo de atualização. Vários pacotes, por exemplo, contêm bibliotecas compartilhadas. Se você atualizar esses programas e aplicativos no sistema em execução, poderão ocorrer problemas de funcionamento.