Capítulo 15. TV, vídeo, rádio e webcam

Sumário

15.1. Assistindo TV com o motv
15.2. Suporte ao texto de vídeo
15.3. Webcams e motv
15.4. nxtvepg – Revista de TV para seu PC
15.5. Funcionamento da webcam com gqcam

Resumo

Este capítulo apresenta alguns aplicativos básicos de vídeo, rádio e webcam do Linux. Aprenda a configurar e usar o motv para assistir TV analógica, usar uma webcam e navegar pelo texto do vídeo. As webcams podem ser executadas com o uso do gqcam. Informações sobre o EPG podem ser acessadas com o uso do nxtvepg.


15.1. Assistindo TV com o motv

O motv é um sucessor aperfeiçoado do xawtv. Ele incorpora todas as funções essenciais à interface do usuário. Inicie o aplicativo com Multimídia+TV+MoTV. Inicie-o na linha de comando com motv. Inicialmente, apenas uma janela de TV aparece depois que o aplicativo é iniciado. Clique o botão direito do mouse em uma janela de menu para abri-la.

Figura 15.1. Aplicativo de TV motv

Aplicativo de TV motv

15.1.1. Fonte de vídeo e pesquisa de rede

Em Configurações+Entrada, selecione a fonte de vídeo. Se você selecionar Televisão aqui, configure a rede de transmissão antes de iniciar o aplicativo. Isso ocorre automaticamente com a pesquisa de rede, também localizada no menu Configurações. Se você clicar em Gravar configurações, a rede encontrada será inserida no arquivo .xawtv do seu diretório pessoal e estará disponível na próxima vez em que o aplicativo for iniciado.

[Tip]Selecionando canais

Se você não quiser percorrer todos os canais disponíveis, localize o próximo canal com Ctrl-. Se necessário, ajuste também a freqüência de transmissão com ou .

15.1.2. Recuperando dados de áudio

A saída de áudio da placa de TV é conectada à entrada de linha da sua placa de som, aos alto-falantes ou a um amplificador. Algumas placas de TV podem mudar o volume da saída de áudio. O volume pode ser configurado com os controles deslizantes exibidos depois que você seleciona Configurações+Barra Deslizante. Essa janela também contém os controles deslizantes que definem brilho, contraste e cor.

Para usar sua placa de som para reprodução de áudio, verifique as configurações do mixer usando o gamix, descritas na Seção 14.1, “Mixers” (↑Aplicativos). Para placas de som que atendem às especificações AC97, defina Entrada-MUX como Linha. O volume pode ser posteriormente ajustado com os controles deslizantes Master e Linha.

15.1.3. Proporções de tela e modo de tela cheia

A maioria das imagens de televisão tem uma proporção de altura e largura de 4:3. Essas proporções podem ser definidas em Ferramentas+Dimensões de Tela. Se 4:3 for selecionado (esta é a configuração padrão), as dimensões de tela serão mantidas automaticamente, mesmo quando o tamanho da tela for mudado.

Com F ou Ferramentas+Tela cheia, mude para o modo de tela cheia. Se a imagem de TC no modo de tela cheia não se dimensionar no monitor inteiro, será necessário realizar um ajuste manual. Muitas placas de vídeo podem dimensionar a imagem de televisão do modo de tela cheia no tamanho total do monitor sem mudar o modo de vídeo. Se sua placa não suporta essa função, o modo de vídeo deve ser alternado para 640x480 para o modo de tela cheia. Crie a configuração relacionada em Configurações+Configuração. Depois de reiniciar o motv, o modo de monitor também será mudado se você tiver alternado para o modo de tela cheia.

[Tip]Armazenando a configuração no .xawtv

Para que o arquivo .xawtv seja criado automaticamente e atualizado, clique em Configurações+Gravar configurações. Os transmissores serão gravados com a configuração. Para obter mais informações sobre o arquivo de configuração, consulte a página de manual xawtvrc.

15.1.4. Menu disparador

Use o menu Disparador para iniciar outros aplicativos e usá-los com o motv. Inicie o mixer de áudio gamix e o aplicativo de texto de vídeo alevt, por exemplo, usando um atalho de teclado. Os aplicativos a serem iniciados a partir do motv devem ser inseridos no arquivo .xawtv. As entradas devem ser como:

[launch] Gamix = Ctrl+G, gamix AleVT = Ctrl+A, alevt

O atalho e o comando usados para iniciar o aplicativo devem concordar com o nome do aplicativo propriamente dito. Inicie os aplicativos especificados em [launch] por meio do menu Ferramenta.