Capítulo 14. Som no Linux

Sumário

14.1. Mixers
14.2. Leitores multimídia
14.3. CDs: Reprodução e ripagem
14.4. Gravação no disco rígido com o Audacity
14.5. Gravação direta e reprodução de arquivos WAV

Resumo

O Linux contém uma grande variedade de aplicativos de som e multimídia. Alguns desses aplicativos fazem parte de um dos principais ambientes de área de trabalho. Com os aplicativos descritos aqui, controle o volume e equilíbrio da reprodução, reproduza CDs e arquivos de música, e grave e compacte seus próprios dados de áudio.


14.1. Mixers

Os mixers são um meio conveniente de controlar o volume e o equilíbrio da saída e da entrada de som nos computadores. A principal diferença entre os diversos mixers é a aparência externa da interface do usuário. Entretanto, existe uma série de mixers que são designados para um hardware específico. Um exemplo é o envy24control, mixer do Envy 24 e chip de som. Outro é o hdspmixer, que se destina às placas RME Hammerfall. Dos mixers disponíveis, escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades.

[Tip]Iniciando o mixer

Geralmente, recomendamos abrir o aplicativo de mixagem antes de abrir outros aplicativos de som. Use o mixer para testar e ajustar as configurações de controle de entrada e saída da placa de som.

14.1.1. Applet de mixagem do KDE

O KMix é o aplicativo padrão de mixagem do KDE. Ele é integrado ao painel do KDE assim como um pequeno applet do painel localizado na bandeja do sistema. Clique no ícone do painel (um alto-falante) para ajustar o volume dos alto-falantes com um controle deslizante. Se você clicar o botão direito do mouse em um ícone, o menu de contexto do KMix será exibido. Selecione Sem Áudio para desligar a saída de som. O ícone do painel, em seguida, muda seu aspecto Quando você clica em Sem Áudio novamente, o volume é ativado. Para ajustar suas configurações de som, selecione Mostrar Janela de Mixagem e configure Saída, Entrada e Switches. Cada um dos dispositivos apresentados ali possui seu próprio menu de contexto que é aberto clicando-se o botão direito do mouse no ícone do dispositivo. Você pode desativar ou ocultar cada um deles separadamente.

Figura 14.1. Mixer KMix

Mixer KMix

14.1.2. Controle de volume do GNOME

O applet de controle de volume do GNOME para a área de trabalho do GNOME pode ser integrado ao painel do GNOME. Clique no ícone do painel para ajustar o volume dos alto-falantes com um simples controle deslizante. Para desligar a saída de som, clique o botão direito do mouse no ícone e selecione Sem Áudio. O ícone do controle de volume, em seguida, modifica seu aspecto. Para ativar a saída de som, clique o botão direito do mouse no ícone novamente e selecione Sem Áudio no menu. Selecione Abrir Controle de Volume para acessar os recursos mais avançados de mixagem, mostrados na Figura 14.2, “O Controle de Volume do GNOME” (↑Aplicativos). Cada dispositivo de som possui sua própria guia de mixagem.

Figura 14.2. O Controle de Volume do GNOME

O Controle de Volume do GNOME

14.1.3. alsamixer

O alsamixer pode ser executado a partir da linha de comando, fora do ambiente X, de modo que é inteiramente controlado por meio de atalhos do teclado. Uma janela do alsamixer sempre consiste em uma área de informação e as barras de volume dos dispositivos com seus respectivos nomes.

Selecione os dispositivos com e ou N e P. Use e ou + e - para aumentar e diminuir o volume. Os canais estéreo podem ser controlados de maneira independente, usando-se Q, W e E para aumentar o volume e Z, X e C para diminuí-lo. Use as teclas numéricas entre 0 e 9 para mudar o volume absoluto com rapidez. Essas teclas correspondem à faixa de 0 a 90% do volume máximo. Alterne entre o status desativado e ativado de qualquer controle de mixagem usando M. Um controle desativado requer a inscrição MM abaixo do nome.

O alsamixer possui três modos de visualização diferentes: Reprodução, Captura e Todos. Por padrão, o alsamixer é iniciado em modo de reprodução, exibindo somente os controles de mixagem relevantes para a reprodução (Volume Master, PCM, CD etc.). Captura exibe somente os controles usados para a gravação. Todos exibe todos os controles disponíveis. Alterne entre os modos de visualização usando F3, F4 e F5 ou alterne usando →|.

14.1.4. Aparência e funcionamento dos aplicativos de mixagem

A aparência e o funcionamento dos aplicativos de mixagem dependerá do tipo de placa de som usada. Alguns drivers, como o SB Live!, possuem diversos elementos de mixagem controláveis (sintonizáveis), ao passo que os drivers de placas de som profissionais podem ter elementos com nomes totalmente diferentes.

14.1.4.1. Chip de som na placa

A maioria dos chips de som PCI em placa se baseia no padrão AC97 codec. Mestre controla o volume principal dos alto-falantes frontais. Surround, Central e LFE controlam os alto-falantes traseiros, centrais e bass-boost. Cada um desses possui um botão Mudo. Além disso, algumas placas possuem volumes individuais para Fone de Ouvido e Master Mono. Este último é usado com o alto-falante embutido em alguns laptops.

PCM controla o nível do volume interno da reprodução digital WAVE. PCM é o acrônimo de Pulse Code Modulation (Modulação de Código de Pulso), um dos formatos dos sinais digitais. Esse controle também possui um switch de áudio individual.

Outros volumes, como CD, Linha, Microfone e Aux, controlam o volume de loopback da entrada correspondente para a saída principal. Eles não influenciam o nível de gravação, somente os volumes de reprodução.

Para gravar, ligue o switch Capturar. Esse é o switch de gravação mestre. O volume Capturar é o ganho de entrada para a gravação. Por padrão, esse switch é definido com o valor zero. Escolha uma fonte de gravação, como Linha ou Microfone. Como a fonte de gravação é exclusiva, você não pode escolher duas fontes ao mesmo tempo. Mix é uma fonte de gravação especial. É possível gravar o sinal em reprodução a partir dessa fonte.

Dependendo do chip codec AC97, efeitos especiais, como 3D ou baixo/agudo, também estão disponíveis.

14.1.4.2. Família SoundBlaster Live! e Audigy

O SoundBlaster Live! e o SB Audigy1 possuem diversos controles de mixagem para o chip codec AC97 e o motor DSP. Além dos controles já descritos, eles dispõem dos volumes Wave, Música e AC97 para controlar o roteamento de sinais internos e a atenuação de mixagem PCM, WaveTable MIDI e AC97. Mantenha o volume em 100% para ouvir todos esses elementos. O SB Audigy2 (dependendo do modelo) possui menos controles do que o SB Live, mas ainda assim dispõe dos controles Wave e Música.

A gravação no SB Live é semelhante ao chip em placa. Você pode escolher Wave e Música como a fonte de gravação adicional para gravar os sinais PCM e WaveTable reproduzidos.

14.1.4.3. Dispositivos de áudio USB

Os dispositivos de áudio USB geralmente possuem um número pequeno de controles de mixagem. Às vezes, chegam a não ter controle algum. A maioria dos dispositivos possui um switch de controle Mestre ou PCM para ajustar o volume de reprodução.

14.1.5. Mixer para o chip de som Envy24

O envy24control é um aplicativo de mixagem para placas de som que usa o chip Envy24 (ice1712). A flexibilidade do chip Envy24 pode resultar em diferentes funcionalidades em várias placas de som. Para obter os detalhes mais recentes sobre esse chip de som, consulte /usr/share/doc/packages/alsa-tools/envy24control. Instale o pacote alsa-tools-gui para usar o envy24control.

Figura 14.3. Monitor e mixer digital do envy24control

Monitor e mixer digital do envy24control

O Mixer Monitor do envy24control mostra os níveis de sinais que podem ser mixados digitalmente na placa de som. Os sinais designados como Saída PCM são gerados por aplicativos que enviam dados PCM à placa de som. Os sinais das entradas analógicas são mostrados em Entrada de H/W. As entradas S/PDIF são mostradas à direita na tela. Ajuste os níveis de entrada e saída dos canais analógicos em Volume Analógico.

Use os controles deslizantes do Mixer Monitor para fazer a mixagem digital. Os respectivos níveis são exibidos em Mixer Digital. Para cada canal de saída, Patchbay contém uma linha de botões de opção para a seleção da fonte de canal desejada.

Ajuste a amplificação dos conversores de analógico para digital e vice-versa em Volume Analógico. Use os controles deslizantes DAC com os canais de saída e os controles deslizantes ADC com os canais de entrada.

As configurações do canal S/PDIF são efetuadas na guia Configurações de Hardware. O chip Envy24 reage a alterações de volume com um atraso a ser configurado em Alteração de Volume.