Capítulo 32. System Configuration Profile Management

Sumário

32.1. Terminologia
32.2. Configurando o SCPM
32.3. Configurando o SCPM usando uma interface gráfica de usuário
32.4. Configurando o SCPM com a linha de comando
32.5. Solução de problemas
32.6. Mais informações

Resumo

Com a ajuda do SCPM (System Configuration Profile Management - Gerenciamento de Perfil da Configuração do Sistema) adapte a configuração do seu computador a diferentes ambientes operacionais ou configurações de hardware. O SCPM gerencia um conjunto de perfis do sistema para os diferentes cenários. O SCPM permite alternar facilmente entre perfis do sistema, eliminando a necessidade de reconfigurar manualmente o sistema.

Algumas situações requerem uma configuração do sistema modificada. Isso seria em geral o caso para computadores móveis que são operados em locais variáveis. O SCPM é prático se um sistema do desktop deve ser operado temporariamente usando componentes de hardware diferentes dos normais. A restauração da configuração do sistema original deve ser fácil e a modificação da configuração do sistema pode ser reproduzida. Com o SCPM, qualquer parte da configuração do sistema pode ser mantida em um perfil personalizado.

O campo principal de aplicação do SCPM é a configuração de rede em laptops. Configurações de rede diferentes geralmente requerem configurações diferentes de outros serviços, como e-mail ou proxies. Depois disso, vêm outros elementos, como impressoras diferentes em casa e no escritório, uma configuração personalizada de servidor X para o projetor multimídia em conferências, configurações especiais de economia de energia para viagens ou um fuso horário diferente em uma subsidiária estrangeira.


32.1. Terminologia

A seguir, estão alguns termos usados na documentação do SCPM e no módulo YaST.

configuração do sistema

Refere-se à configuração completa do computador. Ele abrange todas as configurações fundamentais, como o uso de partições de disco rígido, configurações de rede, seleção de fuso horário e mapeamentos de teclado.

perfil ou perfil do sistema

Um estado que foi preservado e pode ser restaurado a qualquer momento.

perfil ativo

Refere-se ao perfil selecionado por último. Isso não significa que a configuração do sistema atual corresponde exatamente a este perfil, porque ela pode ser modificada a qualquer momento.

recurso

Um elemento que contribui para a configuração do sistema. Pode se tratar de um arquivo ou um softlink que inclua metadados (como o usuário), permissões ou tempo de acesso. Também pode ser um serviço do sistema que é executado neste perfil, mas está desabilitado em outro.

grupo de recursos

Cada recurso pertence a um determinado grupo de recursos. Esses grupos contêm todos os recursos que logicamente devem estar juntos. A maioria de grupos conteria um serviço e seus arquivos de configuração. É muito fácil agrupar recursos gerenciados pelo SCPM porque isso não requer nenhum conhecimento dos arquivos de configuração do serviço desejado. O SCPM é fornecido com uma seleção de grupos de recursos pré-configurados que devem ser suficientes para a maioria dos cenários.