Capítulo 33. Gerenciamento de energia

Sumário

33.1. Funções de economia de energia
33.2. APM
33.3. ACPI
33.4. Descanso do disco rígido
33.5. O Pacote powersave
33.6. O módulo Gerenciamento de energia YaST

Resumo

O gerenciamento de energia é especialmente importante em laptops, mas também é útil em outros sistemas. Duas tecnologias estão disponíveis: APM (Advanced Power Management - Gerenciamento Avançado Energia) e ACPI (Advanced Configuration and Power Interface - Interface de Energia e Configuração Avançada). Além delas, também é possível controlar o dimensionamento de freqüência de CPU para economizar energia ou reduzir o ruído. Estas opções podem ser configuradas manualmente ou usando um módulo YaST especial.

Ao contrário de APM, que era usado em laptops apenas para gerenciamento de energia, a ferramenta ACPI de configuração e informações sobre hardware está disponível em todos os computadores modernos (laptops, desktops e servidores). Todas as tecnologias de gerenciamento de energia exigem hardware adequado e rotinas BIOS. A maioria dos laptops e muitas áreas de trabalho e servidores modernos atendem a estes requisitos.

APM era usado em muitos computadores antigos. Como APM consiste amplamente em um conjunto de funções implementado no BIOS, o nível de suporte de APM pode variar, dependendo do hardware. O mesmo vale para o ACPI, que é ainda mais complexo. Por esta razão, é virtualmente impossível recomendar um ou outro. Teste os diversos procedimentos no seu hardware e selecione a tecnologia que é suportada de forma melhor.

[Important]Gerenciamento de energia para processadores AMD64

Processadores AMD64 com kernel de 64 bits suportam apenas o ACPI.


33.1. Funções de economia de energia

As funções de economia de energia não são significativas apenas para o uso móvel de laptops, como também para sistemas desktop. As principais funções e uso respectivo nos sistemas de gerenciamento de energia APM e ACPI são:

Standby

Este modo operacional desativa a exibição. Em alguns computadores, o desempenho do processador é restringido. Essa função não está disponível em todas as implementações do APM. Ela corresponde ao estado S1 ou S2 da ACPI.

Suspender (para memória)

Este modo grava todo o estado do sistema na memória RAM. Em seguida, todo o sistema é colocado para adormecer, salvo a memória RAM. Neste estado, o computador consome pouquíssima energia. A vantagem desse estado é a possibilidade de reiniciar o trabalho no mesmo ponto em alguns segundos sem precisar inicializar e reiniciar os aplicativos. Dispositivos que usam APM geralmente podem ser suspensos fechando-se a tampa e ativados abrindo-a. Esta função corresponde ao estado S3 de ACPI. O suporte desse estado ainda está em desenvolvimento e, portanto, depende muito do hardware.

Suspender (para o disco)

Neste modo operacional, o estado do sistema inteiro é gravado no disco rígido e o sistema é desligado. Deve existir uma partição de troca pelo menos tão grande quanto a RAM para gravar todos os dados ativos. A reativação desse estado leva de 30 a 90 segundos. O estado anterior ao suspenso é restaurado. Alguns fabricantes oferecem variantes híbridas desse modo, como RediSafe em Thinkpads da IBM. O estado correspondente da ACPI é S4. No Linux, suspender para disco é realizado pelas rotinas kernel que são independentes de APM e ACPI.

Monitor de bateria

ACPI e APM verificam o status da carga da bateria e fornecem informações sobre ele. Além disso, os dois sistemas coordenam ações a realizar quando um status de carga é atingido.

Desligamento automático

Após um encerramento, o computador é desligado. Isto é especialmente importante quando um encerramento automático é realizado pouco antes da bateria esgotar-se.

Encerramento dos componentes do sistema

Desativar o disco rígido é o principal aspecto do potencial de economia de energia de todo o sistema. Dependendo da confiabilidade do sistema, o disco rígido pode ser colocado para adormecer por algum tempo. No entanto, o risco de perder dados aumenta com a duração dos períodos de adormecimento. Outros componentes, como dispositivos PCI que podem ser colocados em um modo especial de economia de energia, podem ser desativados com o ACPI (pelo menos em teoria) ou desabilitados de forma permanente na configuração do BIOS.

Controle de velocidade do processador

Junto com a CPU, é possível economizar energia de três maneiras: escala de freqüência e voltagem (também conhecida como PowerNow! ou Speedstep), obstruindo e colocando o processador para adormecer (estados C). Dependendo do modo operacional do computador, esses métodos também podem ser combinados.