Capítulo 1. Suíte para escritórios OpenOffice.org

Sumário

1.1. Compatibilidade com outros aplicativos de escritório
1.2. Processamento de texto com o Writer
1.3. Apresentando o Calc
1.4. Apresentando o Impress
1.5. Apresentando o Base
1.6. Mais informações

Resumo

O OpenOffice.org é uma suíte avançada que oferece ferramentas para todos os tipos de tarefas de escritório, como elaboração de textos, trabalho com planilhas ou criação de gráficos e apresentações. Com o OpenOffice.org, use os mesmos dados em todas as diferentes plataformas de computação. Também é possível abrir e editar arquivos em formatos Microsoft Office e gravá-los novamente nesse formato, se necessário. Este capítulo descreve apenas as habilidades básicas que são necessárias para você começar a trabalhar com o OpenOffice.org. Inicie o aplicativo no menu do SUSE ou com o comando ooffice.

O OpenOffice.org compreende vários módulos de aplicativos (subprogramas) que foram desenvolvidos para interagir entre si. Esses módulos estão relacionados na Tabela 1.1, “Módulos de aplicativos do OpenOffice.org” (↑Aplicativos). Neste capítulo, a principal abordagem é o Writer. Existe uma descrição completa de cada módulo na ajuda online, explicada na Seção 1.6, “Mais informações” (↑Aplicativos).

Tabela 1.1. Módulos de aplicativos do OpenOffice.org

Writer

Avançado aplicativo de processamento de textos

Calc

Aplicativo de planilhas que inclui um utilitário de gráficos

Draw

Aplicativo de desenho para criação de gráficos vetoriais

Math

Aplicativo para elaboração de fórmulas matemáticas

Impress

Aplicativo para criação de apresentações

Base

Aplicativo de banco de dados

O aspecto do aplicativo varia de acordo com o gerenciador de área de trabalho ou janela usada. Além disso, são usados os formatos de caixa de diálogo para abrir e gravar na sua área de trabalho. Independentemente do aspecto, as funções e o layout básicos são os mesmos.


1.1. Compatibilidade com outros aplicativos de escritório

O OpenOffice.org é capaz de funcionar com documentos, planilhas, apresentações e bancos de dados do Microsoft Office. Eles podem ser abertos sem problemas, como outros arquivos, e gravados naquele formato. Como os formatos da Microsoft são fechados e as especificidades não ficam disponíveis para outros aplicativos, eventualmente há problemas de formatação. Se você tiver problemas com os documentos, considere a possibilidade de abri-los no aplicativo original e regravá-los em um formato aberto, como RTF, no caso de documentos de texto, ou CSV, no caso de planilhas.

Para converter uma série de documentos, como por exemplo quando ocorre a migração para o aplicativo, selecione Arquivo+Assistentes+Conversor de documentos. Escolha o formato do arquivo que será convertido. Há vários formatos do StarOffice e do Microsoft Office disponíveis. Após a seleção do formato, clique em Próximo e especifique onde o OpenOffice.org deve procurar os modelos e documentos para conversão e o diretório em que os arquivos convertidos devem ser colocados. Antes de continuar, verifique se todas as outras configurações estão corretas. Clique em Próximo para ver um resumo das ações a serem executadas, o que lhe dá a oportunidade de verificar se todas as configurações estão corretas. Por fim, inicie a conversão clicando em Converter.

[Important]Localizando arquivos do Windows

Os documentos da partição do Windows geralmente ficam em um subdiretório de /windows.

Ao compartilhar documentos, você tem várias opções. Se o destinatário somente precisar ler o documento, exporte-o para um arquivo PDF clicando em Arquivo+Exportar como PDF. Os PDFs podem ser lidos em qualquer plataforma com um visualizador como o Adobe Acrobat Reader. Para compartilhar um documento para edição, use um dos formatos de documento normais. Os formatos padrão obedecem ao formato XML do padrão OASIS, por isso são compatíveis com uma série de aplicativos. Os formatos TXT e RTF, embora limitados em termos de formatação, podem ser uma boa opção para documentos de texto. O formato CSV é útil para planilhas. O OpenOffice.org também pode oferecer o formato da preferência do seu destinatário, principalmente formatos da Microsoft.

O OpenOffice.org está disponível para uma série de sistemas operacionais. Isso faz dele uma excelente ferramenta quando um grupo de usuários precisa compartilhar arquivos com freqüência e não utiliza o mesmo sistema operacional.