Capítulo 31. PCMCIA

Sumário

31.1. Controlando placas PCMCIA usando pccardctl
31.2. PCMCIA em detalhes
31.3. Solução de problemas

Resumo

O PCMCIA é geralmente usado para se referir ao próprio hardware, embora ele se origine da organização que padronizou todos os tipos possíveis de placas PC, a PC Memory Card International Association. No início, o PCMCIA incluiu somente placas PC (usando um barramento de 16 bits como placas ISA), porém, mais tarde, placas CardBus (usando um barramento de 32 bits) foram incluídas. Uma ampla variedade de hardware PCMCIA é suportada no Linux. Além disso, o Linux inclui ferramentas para gerenciar o PCMCIA.

Placas PCMCIA são geralmente usadas em computação móvel para propósitos diferentes. Exemplos incluem:

A maioria do gerenciamento de placas é tratada silenciosamente por udev e hotplug. Quando for necessária a interação do usuário, use o comando pccardctl. Para obter mais informações de apoio sobre o PCMCIA, consulte a Seção 31.2, “PCMCIA em detalhes”. Para obter detalhes sobre pccardctl, consulte a Seção 31.1, “Controlando placas PCMCIA usando pccardctl”.


31.1. Controlando placas PCMCIA usando pccardctl

O gerenciamento de placas é normalmente tratado por udev e hotplug sem necessitar de qualquer interação do usuário. O pccardctl oferece controle manual da placa caso o processo automatizado não funcione perfeitamente.

A seguir está uma lista dos comandos pccardctl mais importantes. Todos os comandos devem ser executados como root:

pccardctl insert

Se a placa não foi detectada automaticamente, notifique os drivers do cliente que a placa acabou de ser inserida.

pccardctl eject

Ejete a placa manualmente e notifique os drivers do cliente que ela será ejetada. Desligue a energia para o soquete. Essa opção é especialmente útil se você percebeu problemas com suspensão e reinício conforme descrito na Seção 31.3.2, “Problemas de suspensão geral com o PCMCIA”.

pccardctl suspend

Desligue e desabilite a energia para um soquete, mas não ejete a placa (desvincule os módulos apropriados).

pccardctl resume

Após um comando pccardctl resume, ligue a energia para o soquete e restaure a configuração anterior ao evento suspend.

Para obter mais informações, consulte a página do manual de pccardctl.