Capítulo 12. Linphone — VoIP para o Linux Desktop

Sumário

12.1. Configuração do Linphone
12.2. Teste do Linphone
12.3. Realização de chamada
12.4. Para atender uma chamada
12.5. O Bloco de Endereços
12.6. Solução de problemas
12.7. Glossário
12.8. Mais informações

Resumo

O Linphone é um pequeno aplicativo de telefone da Web para a área de trabalho do Linux. Ele permite que você realize chamadas entre dois computadores pela Internet. Não há necessidade de itens de hardware especiais: uma estação de trabalho padrão com uma placa de som configurada corretamente, microfone e alto-falantes ou fones de ouvido são todos os itens necessários para usar o Linphone.


12.1. Configuração do Linphone

Antes de começar a usar o Linphone, existem algumas decisões básicas a serem tomadas e algumas tarefas de configuração a completar. Primeiro, determine e configure o modo de execução do Linphone, determine o tipo de conexão a ser usado e, em seguida, inicie a configuração do Linphone em Go+Preferences (Ir - Preferências) para realizar os ajustes necessários.

12.1.1. Determinação do Modo de Execução do Linphone

O Linphone pode ser executado de dois modos diferentes, dependendo do tipo de área de trabalho executado e de sua configuração.

Aplicativo normal

Depois da instalação do software do Linphone, ele pode ser iniciado pelos menus de aplicativo do GNOME e KDE ou pela linha de comando. Quando o Linphone não estiver sendo executado, as chamadas não poderão ser recebidas.

Applet do painel do GNOME

O Linphone pode ser adicionado ao painel do GNOME. Clique o botão direito do mouse em uma área vazia do painel, selecione Adicionar ao Painel e, em seguida, Linphone. O Linphone é então permanentemente adicionado ao painel e inicializado automaticamente no login. Enquanto você não receber chamadas, ele será executado em segundo plano. Assim que for recebida uma chamada, a janela principal será aberta e você poderá receber a chamada. Para abrir a janela principal para ligar para alguém, basta clicar no ícone do applet.

12.1.2. Determinação do tipo de conexão

Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma chamada no Linphone. A maneira pela qual você está conectado à rede ou à Internet determina como você realizará a chamada e como alcançará a outra parte.

O Linphone utiliza o SIP (session initiation protocol) para estabelecer uma conexão com um host remoto. No SIP, cada parte é identificada pelo URL SIP:

sip:nome_usuário@nome_host   

username é o seu login na máquina Linux e hostname é o nome do computador que você está usando. Se você é um provedor SIP, o URL será parecido com o exemplo a seguir:

sip:nome_usuário@servidor_sip 

nome_usuário é o nome do usuário escolhido durante o registro em um servidor SIP. servidor_sip é o endereço do servidor SIP ou do seu provedor SIP. Para obter os detalhes sobre o procedimento de registro, consulte a Seção 12.1.5, “Configuração das opções SIP” (↑Aplicativos) e verifique a documentação de registro do provedor. Para obter uma lista dos provedores apropriados para este propósito, consulte as páginas da Web citadas na Seção 12.8, “Mais informações” (↑Aplicativos).

O URL a ser usado é determinado pelo tipo de conexão escolhida. Se optar por ligar para a outra parte diretamente sem roteamento adicional por um provedor SIP, você deverá informar um URL do primeiro tipo. Se optar por ligar para a outra parte por meio de um servidor SIP, você deverá informar um URL do segundo tipo.

12.1.2.1. Chamada na mesma rede

Se quiser ligar para um amigo ou colega da mesma rede, você só precisará dos nomes de usuário e de host corretos para criar um URL SIP válido. O mesmo se aplica se essa pessoa quiser ligar para você. Não serão necessárias outras configurações se não houver um firewall entre você e a outra parte.

12.1.2.2. Chamadas através de redes ou pela Internet (Configuração de IP estático)

Se você estiver conectado à Internet usando um endereço IP estático, qualquer pessoa que quiser ligar para você só precisará do seu nome de usuário e nome de host ou endereço IP da sua estação de trabalho para criar um URL SIP válido, como descrito em Seção 12.1.2.1, “Chamada na mesma rede” (↑Aplicativos). Se você ou a outra parte estiver sob a proteção de um firewall que filtre o tráfego de entrada e saída, abra a porta SIP (5060) e a porta RTP (7078) na máquina do firewall para habilitar o tráfego do Linphone através do firewall.

12.1.2.3. Chamadas através de redes ou pela Internet (Configuração de IP dinâmico)

Se a sua configuração não for estática, isto é, se você receber um novo endereço IP sempre que se conectar à Internet, será impossível para qualquer chamador criar um URL SIP baseado em seu nome de usuário e endereço IP. Nesses casos, utilize os serviços oferecidos por um provedor SIP ou use uma configuração DynDNS para garantir que o chamador externo consiga se conectar à máquina de host correta. Mais informações sobre o DynDNS podem ser encontradas em http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_DNS.

12.1.2.4. Chamadas através de redes e firewalls

As máquinas escondidas atrás de um firewall não revelam o seu endereço IP pela Internet. Assim, elas não podem ser alcançadas diretamente por nenhuma pessoa que tente ligar para o usuário que estiver trabalhando nessa máquina. O Linphone suporta ligações através de fronteiras de rede e firewalls utilizando um proxy SIP ou retransmitindo as chamadas para um provedor SIP. Consulte a Seção 12.1.5, “Configuração das opções SIP” (↑Aplicativos) para obter uma descrição detalhada dos ajustes necessários para utilizar um servidor SIP externo.

12.1.3. Configuração dos parâmetros de rede

A maioria das configurações contidas na guia Network (Rede) não precisa de mais ajustes. Será possível fazer a sua primeira chamada sem as mudar.

Opções NAT Traversal

Habilite essa opção somente se você se encontrar em uma rede privada por trás de um firewall e se não utiliza um provedor SIP para rotear as chamadas. Marque a caixa de seleção e informe o endereço IP da máquina de firewall em notação com pontos, como 192.168.34.166.

Propriedades RTP

O Linphone utiliza o RTP (real-time transport protocol) para transmitir os dados de áudio de suas chamadas. A porta para o RTP é definida como 7078 e não deve ser modificada, a não ser que outro aplicativo esteja usando essa porta. O parâmetro de compensação jitter é usado para controlar o número de pacotes de áudio nos quais o Linphone aplica buffer antes de realmente reproduzi-los. Ao aumentar este parâmetro, você melhora a qualidade da transmissão. Quanto mais pacotes em buffer, maior a chance de que os “atrasados” sejam reproduzidos. Por outro lado, o aumento dos pacotes em buffer também aumenta a latência, isto é, você escutará a voz de seu correspondente com um certo atraso. Quando mudar este parâmetro, equilibre cuidadosamente esses dois fatores.

Outros

Se você usar uma combinação de VoIP e telefonia fixa, poderá optar por usar a tecnologia DTMF (dual tone multiplexed frequency) para acionar determinadas ações, como a verificação remota de seu correio de voz apenas com a ajuda de algumas teclas. O Linphone suporta dois protocolos para transmissão DTMF, SIP INFO e RTP rfc2833. Se você precisar da funcionalidade da tecnologia DTMF no Linphone, escolha um provedor SIP que suporte um desses protocolos. Para obter uma lista abrangente de provedores VoIP, consulte a Seção 12.8, “Mais informações” (↑Aplicativos).

12.1.4. Configuração do dispositivo de som

Depois que a sua placa de som for detectada corretamente pelo Linux, o Linphone utilizará automaticamente o dispositivo detectado como o seu dispositivo de som padrão. Não mude o valor da opção Use sound device (Usar dispositivo de som). Use a opção Recording source (Fonte de gravação) para determinar qual fonte de gravação deve ser usada. Na maioria dos casos, essa fonte seria um microfone (micro). Para selecionar um som de campainha personalizado, use a opção Browse (Pesquisar) para escolher uma opção e teste a sua escolha utilizando a opção Listen (Ouvir). Clique em Apply (Aplicar) para aceitar as mudanças.

12.1.5. Configuração das opções SIP

A caixa de diálogo SIP contém todas as definições de configuração SIP.

Porta SIP

Determine em qual porta o agente do usuário SIP deve ser executado. A porta padrão do SIP é 5060. Não mude a configuração padrão, a não ser que você conheça outro aplicativo ou protocolo que precise usar essa porta.

Identidade

Qualquer pessoa que quiser ligar diretamente para você sem usar um proxy SIP ou um provedor SIP precisará conhecer o seu endereço SIP válido. O Linphone cria um endereço SIP válido para você.

Serviços remotos

Esta lista contém um ou mais provedores de serviço SIP onde você criou uma conta do usuário. As informações sobre servidor podem ser adicionadas, modificadas ou apagadas a qualquer momento. Consulte Adição de um proxy SIP e registro em um servidor SIP remoto (↑Aplicativos) para conhecer o procedimento de registro.

Informações de autenticação

Para registrar um servidor SIP remoto, forneça determinados dados de autenticação como senha e nome de usuário. O Linphone armazena esses dados assim que são fornecidos. Para descartar esses dados por motivos de segurança, clique em Clear all stored authentification data (Apagar todos os dados de autenticação armazenados).

A lista Remote services (Serviços remotos) pode ser preenchida com vários endereços de proxies SIP remotos ou provedores de serviço.

Procedimento 12.1. Adição de um proxy SIP e registro em um servidor SIP remoto

  1. Escolha um provedor SIP adequado e crie uma conta de usuário.

  2. Inicie o Linphone.

  3. Vá para Go+Preferences+SIP (Ir - Preferências - SIP).

  4. Clique em Add proxy/registrar (Adicionar proxy/registrar) para abrir o formulário de registro.

  5. Preencha os valores apropriados para as opções Registration Period, SIP Identity, SIP Proxy e Route (Período de Registro - Identidade SIP - Proxy SIP - Rota). Se estiver trabalhando por trás de um firewall, sempre selecione a opção Send registration (Enviar registro) e digite um valor apropriado para a opção Registration Period (Período de Registro). Esta ação envia novamente os dados de registro originais depois de um determinado tempo para manter o firewall aberto nas portas necessárias ao Linphone. Caso contrário, essas portas seriam fechadas automaticamente se o firewall não recebesse mais pacotes deste tipo. Também é necessário enviar novamente os dados de registro para manter o servidor SIP informado sobre o status atual da conexão e o local do chamador. Para a opção SIP identity (Identidade SIP), digite o URL SIP que deve ser usado para as chamadas locais. Para usar este servidor também como um proxy SIP, digite os mesmos dados para a opção SIP Proxy (Proxy SIP). Finalmente, adicione uma rota opcional, se necessário, e deixe a caixa de diálogo com OK.

12.1.6. Configuração dos codecs de áudio

O Linphone suporta vários codecs para a transmissão de dados de voz. Defina o seu tipo de conexão e escolha seus codecs preferidos na janela de lista. Os codecs que não são adequados para o seu tipo de conexão atual ficam em vermelho e não podem ser selecionados.