Capítulo 3. Kontact: um programa de e-mail e calendário

Sumário

3.1. Visão geral do Kontact
3.2. Correio
3.3. Contatos
3.4. Calendário
3.5. Sincronizando dados com um dispositivo portátil
3.6. Kontact para usuários do GroupWise
3.7. Mais informações

Resumo

O Kontact combina a funcionalidade de vários aplicativos do KDE em uma única interface conveniente para o gerenciamento de informações pessoais. Esses aplicativos incluem KMail para e-mail, KOrganizer para calendário, KAddressbook para contatos e KNotes para notas. Também é possível sincronizar dados com dispositivos externos como um PalmPilot ou outro dispositivo portátil. O Kontact é facilmente integrado com o restante da área de trabalho do KDE e se conecta a diversos servidores de groupware. Ele inclui recursos extras, como filtragem de spam e de vírus e um leitor RSS.

Inicie o Kontact a partir do menu principal. Você também pode digitar kontact em uma linha de comando ou na caixa de diálogo Executar Comando. Você também pode abrir os componentes individuais em vez do aplicativo combinado se precisar somente de funcionalidade parcial.


3.1. Visão geral do Kontact

A tela da janela padrão, que mostra o Resumo, é exibida na Figura 3.1, “Janela do Kontact com o Resumo” (↑Aplicativos). Use os botões na seção à esquerda para acessar os diferentes componentes.

O Resumo fornece informações básicas, que incluem pendências e aniversários futuros e o número de novas mensagens de e-mail. A seção de notícias pode acessar fontes jornalísticas RSS para fornecer notícias atualizadas que sejam do seu interesse. Use Configurações+Configurar Tela de Resumo para configurar a informação exibida.

Figura 3.1. Janela do Kontact com o Resumo

Janela do Kontact com o Resumo

3.1.1. Correio

A área de pastas, localizada à esquerda na tela, contém uma relação de todas as pastas de mensagens (caixas postais), indicando o número total de mensagens e quantas delas ainda não foram lidas. Clique em uma pasta para selecioná-la. As mensagens dessa pasta aparecerão no quadro superior direito. O número de mensagens dessa pasta também é exibido na barra de status localizada na parte inferior da janela do aplicativo.

Itens como assunto, remetente e hora de recebimento de cada mensagem são relacionados na área de cabeçalho, à direita na tela. Clique na mensagem para selecioná-la e exibi-la na janela de mensagem. Classifique as mensagens clicando em um dos cabeçalhos das colunas (assunto, remetente, data etc.). O conteúdo da mensagem selecionada no momento é exibido no quadro de mensagens da janela. Os anexos são representados em forma de ícones no fim da mensagem, de acordo com o seu tipo MIME, ou podem ser exibidos em linha.

As mensagens podem ser marcadas com diferentes flags de status. Mude o status com Mensagem+Marcar Mensagem. Você pode usar esse recurso para atribuir um status a uma mensagem, como importante ou ignorada. Por exemplo, você pode realçar mensagens importantes das quais você precisa se lembrar. Exiba somente mensagens com um determinado status usando Status na barra de pesquisa.

3.1.2. Contatos

O quadro superior esquerdo deste componente mostra todos os endereços dos blocos de endereços ativados no momento. O quadro inferior esquerdo relaciona os blocos de endereços e mostra se cada um deles está ativo no momento. O quadro direito mostra o contato selecionado no momento. Use a barra de pesquisa na parte superior para encontrar um determinado contato.

3.1.3. Calendário

A tela do calendário é dividida em diversos quadros. Por padrão, é exibido um pequeno calendário do mês atual e uma tela da semana atual. Também podem ser encontradas uma lista de pendências, uma tela detalhada da pendência ou do evento atual e uma lista de calendários com o status de cada um. Selecione uma outra tela na barra de ferramentas ou no menu Ver.

3.1.4. Lista de pendências

A Lista de Pendências mostra a sua lista de tarefas. Clique no campo localizado na parte superior para adicionar um novo item à lista. Clique o botão direito do mouse na coluna de um item existente para fazer mudanças no valor dessa coluna. Um item pode ser dividido em vários subitens. Clique o botão direito do mouse e selecione Nova Sub-pendência para criar um subitem. Você também pode atribuir pendências a outras pessoas.

3.1.5. Diário

O Diário fornece um local para suas reflexões, acontecimentos ou experiências. Escolha uma data no quadro de calendário e clique em Adicionar Entrada de Diário para adicionar uma nova entrada. Se uma entrada de diário já existir para a data escolhida, edite-a no quadro direito.

3.1.6. Notas

Use o componente Notas para manter as notas com você. Se você estiver usando o KDE, torne as suas notas visíveis na área de trabalho por meio do ícone do KNote, localizado na bandeja do sistema.

3.1.7. Fontes

A janela Fontes está dividida em três quadros: uma tela de árvore com fontes RSS na esquerda, uma lista de artigos no lado direito superior e a tela do artigo no lado inferior direito. Clique em uma fonte na tela de árvore para exibi-la. Clique o botão direito em uma fonte para que ela seja atualizada, editada ou apagada. Clique o botão direito em uma pasta na tela de árvore para abrir um menu onde você pode adicionar uma nova fonte ou manipular fontes existentes nesta pasta.