Capítulo 6. Gerenciando conexões de Internet com o KInternet

Para navegar na Internet ou enviar e receber mensagens de e-mail, conecte um modem ou uma placa ISDN ou Ethernet à sua máquina e configure-o. Isso pode ser feito com a ajuda do assistente do sistema YaST.

Se você não usa o NetworkManager com o KDE, gerencie suas conexões de Internet com o KInternet. O programa verifica se é possível estabelecer uma conexão com a Internet. Se isso for possível, o ícone do aplicativo, um plugue, será exibido automaticamente no lado direito do painel do KDE. Dependendo do estado da conexão de rede, o ícone do painel mudará de aparência:

No momento não há nenhuma conexão com a Internet.

A conexão está sendo estabelecida ou encerrada.

A conexão foi estabelecida.

Transmissão de dados de entrada ou saída da Internet.

Ocorreu um erro. Se uma conexão já foi configurada usando o YaST, use Exibir Log para identificar a causa do erro. Clique o botão direito do mouse no ícone KInternet para acessar o menu.

A conexão ainda não está ativa, mas será estabelecida logo que for feita uma solicitação.

Clique o botão direito no ícone do painel do KInternet para acessar o seu menu de configuração. A caixa de diálogo de configuração do YaST pode ser iniciada através de Configurações+Configurar com o YaST. Depois que a senha de root for digitada, o YaST será iniciado. Dependendo do tipo de acesso, inicie a configuração de DSL, rede, ISDN ou modem do YaST.

Se você estiver usando uma conexão ISDN e selecionou Agrupamento de Canais no YaST, um segundo canal ISDN poderá ser adicionado a uma conexão existente com Adicionar link. Esse procedimento dobra a taxa de transferência (embora a um alto preço). Ative o agrupamento de canais se precisar fazer o download de arquivos grandes. O agrupamento de canais ativado é indicado pelo símbolo de adição vermelho, no canto superior esquerdo do ícone do KInternet.

Se o seu computador tiver mais de um dispositivo de rede e você configurou todos com o YaST, poderá usar a opção Interface do KInternet para alternar entre essas interfaces. Você deve ter selecionado a ativação do dispositivo Controlado pelo Usuário na caixa de diálogo de rede do YaST apropriada para fazer isso. Se você também tem vários provedores, escolha-os usando Provedor no KInternet. Provedores também são definidos no YaST.

Os usuários que desejam estabelecer conexões com a Internet automaticamente podem usar a discagem sob demanda (DoD). Se esse módulo for selecionado, o KInternet se conectará automaticamente ao seu provedor de serviços de Internet (ISP) assim que uma solicitação for enviada. Após um tempo de espera, a conexão é encerrada. Uma conexão DoD é indicada pelo D azul no canto inferior direito do ícone do KInternet.

[Warning]Controle de custos

Observe que a conexão DoD só é viável se você tem uma conta de Internet com tarifa fixa. Se este não for o caso, conectar e desconectar repetidamente pode sair caro.

Se você pretende usar uma placa de rede sem fio como sua conexão com a Internet, configure-a usando o YaST conforme descrito na Referência e verifique se a ativação do dispositivo no YaST está definida para Controlado pelo Usuário. Assim que a interface estiver configurada, você poderá usar o KInternet para controlar sua conexão de rede sem fio, da mesma forma que faria para interfaces de rede normais.

Para acessar a funcionalidade WLAN do KInternet, clique o botão direito do mouse no ícone para abrir o menu. Selecione Conexão sem Fio e uma janela mostrando duas guias será aberta. Primeiro, procure redes sem fio adequadas às quais você pode se conectar. Selecione a guia Explorar Redes sem Fio e inicie a exploração com Iniciar Exploração. Para que o KInternet explore continuamente o ambiente de rede, selecione também Atualização Automática. Ative o retorno acústico para cada conexão encontrada através de Exploração Acústica. Qualquer conexão encontrada será exibida na janela de listas. Selecione uma e clique em Conectar para conectar-se à rede selecionada. Se esforços de configuração adicionais forem necessários para conectar-se à rede selecionada, clique em Iniciar YaST para iniciar o módulo de rede do YaST para dispositivos de rede sem fio.

A guia Conexão Atual permite monitorar o estado da sua conexão sem fio atual. A parte esquerda dessa guia oferece um resumo de todos os parâmetros de configuração referentes ao endereço de rede e ESSID, qualidade de sinal, nível de ruído e sinal, velocidade e freqüência de canal e parâmetros de criptografia, como tipo de criptografia e tamanho de chave. Selecione um destes parâmetros na árvore de estruturas e verifique os detalhes exibidos na parte direita da janela.