Capítulo 5. Noções básicas sobre a área de trabalho do KDE

Sumário

5.1. Efetuando login e selecionando uma área de trabalho
5.2. Efetuando logout
5.3. Componentes da área de trabalho
5.4. Gerenciando pastas e arquivos com o Konqueror
5.5. Abrindo ou criando documentos com o OpenOffice.org
5.6. Encontrando o item desejado no computador
5.7. Explorando a Internet
5.8. E-mail e agendamento
5.9. Movendo texto entre aplicativos
5.10. Utilitários importantes
5.11. Obtendo atualizações de software
5.12. Mais informações

KDE corresponde a K Desktop Environment (Ambiente da Área de Trabalho K) e é uma interface gráfica de usuário que tem muitos aplicativos desenvolvidos para ajudá-lo em suas tarefas diárias. Este capítulo ajuda-o a familiarizar-se com a área de trabalho do KDE do sistema Linux e a realizar tarefas básicas. O KDE também oferece muitas opções para que você possa modificar a área de trabalho de acordo com suas necessidades e preferências. Leia mais sobre como configurar sua área de trabalho individualmente no Capítulo 6, Personalizando a área de trabalho do KDE.

A descrição a seguir baseia-se na configuração padrão da área de trabalho do KDE fornecida com o seu produto. Se você ou o administrador do sistema modificaram os padrões, alguns aspectos, como aparência ou atalhos de teclado, podem estar diferentes.


5.1. Efetuando login e selecionando uma área de trabalho

Se mais de uma conta de usuário for configurada no computador, todos os usuários deverão ser autenticados. Ao iniciar o sistema, você será solicitado a digitar seu nome de usuário e sua senha. Você criou esses dois itens quando instalou o sistema. Se você não instalou o sistema, solicite o nome de usuário e a senha ao administrador do sistema.

[Note]Login Automático

Se o seu computador não está em execução em um ambiente de rede e você é a única pessoa que o utiliza, o ambiente da área de trabalho será acessado na inicialização do sistema. Nesse caso, nenhuma tela de login será exibida. Esse recurso, chamado login automático, pode ser habilitado ou desabilitado durante a instalação ou a qualquer momento com o módulo de gerenciamento de usuários do YaST.

O programa a gerenciar o processo de login depende do ambiente de área de trabalho instalado no sistema. Para o KDE, é o KDM.

A tela de login do KDM tem campos de entrada de nome de usuário e senha e os seguintes itens de menu:

Tipo de Sessão

Especifica a área de trabalho a ser executada quando você efetua login. Se houver outras áreas de trabalho instaladas, além do KDE, elas serão exibidas na lista. Efetue mudanças somente se desejar usar um tipo de sessão diferente da padrão (normalmente KDE). Sessões futuras serão automaticamente do mesmo tipo, a menos que você mude o tipo de sessão manualmente.

Sistema

Executa uma ação do sistema, como desligar o computador ou iniciar diversas ações de login. Login Remoto permite efetuar login em uma máquina remota.

5.1.1. Controlando uma sessão

O Gerenciador de Sessão é iniciado depois que seu nome de usuário e sua senha são autenticados pelo processo de login. O Gerenciador de Sessão permite que você grave certas configurações para cada sessão. Ele também permite gravar o estado da sessão mais recente e retornar a esse status no próximo login.

O Gerenciador de Sessão pode gravar e restaurar as seguintes configurações:

  • Configurações relacionadas a aparência e comportamento, como fontes, cores e configurações do mouse.

  • Aplicativos que estavam em execução, como um gerenciador de arquivos ou o OpenOffice.org.

    [Important]Gravando e restaurando aplicativos

    Não é possível gravar e restaurar aplicativos que o Gerenciador de Sessão não gerencia. Por exemplo, se você iniciar o editor vi na linha de comando de uma janela de terminal, o Gerenciador de Sessão não poderá restaurar a sessão de edição.

Para obter informações sobre como configurar preferências de sessão, consulte a Seção 6.2.4, “Componentes do KDE”.

5.1.2. Alternando áreas de trabalho

Se você instalou as áreas de trabalho do KDE e do GNOME, use as instruções a seguir para alterná-las.

  1. Se você está conectado ao KDE, selecione Sair+Finalizar Sessão Atual no menu principal. Na tela de login, clique em Tipo de Sessão.

  2. Selecione a área de trabalho do GNOME e clique em OK.

  3. Digite seu nome de usuário.

  4. Digite sua senha.

  5. Clique em Tornar Padrão para que a área de trabalho escolhida no Passo 2 seja a padrão, ou clique em Somente Nesta Sessão para que a área de trabalho anterior seja a padrão na próxima vez em que você efetuar login.

    Consulte o Capítulo 7, Noções básicas sobre a área de trabalho do GNOME para obter informações sobre como usar a área de trabalho do GNOME.

5.1.3. Bloqueando a tela

Para bloquear a tela, proceda de uma das seguintes maneiras:

  • No menu principal, selecione Travar Sessão.

  • Use o atalho de teclado definido no Centro de Controle da Seção 6.2.7, “Regional & Acessibilidade”. Em geral, é Ctrl-Alt-L.

    [Tip]Pesquisando e definindo atalhos de teclado do KDE

    Se você quiser pesquisar atalhos de teclado definidos no KDE, selecione Configurações Pessoais+Regional & Acessibilidade+Atalhos do Teclado no menu principal. Para mudar um atalho, clique nele duas vezes e especifique um novo atalho. Consulte também a Seção 6.2.7, “Regional & Acessibilidade”.

Para garantir um acesso rápido, você também pode adicionar os ícones de Travar e Sair ao painel. Para isso, clique o botão direito do mouse no painel e clique em Adicionar ao Painel+Applet+Bloquear/Sair do Applet.

Quando você bloqueia a tela, o protetor de tela inicia. Para desbloquear a tela, mova o mouse para exibir a caixa de diálogo de tela bloqueada. Digite seu nome de usuário e sua senha e pressione Enter.

Para obter informações sobre como configurar o protetor de tela, consulte a Seção 6.2.1, “Aparência e Temas”.