Capítulo 16. K3b — Gravando CDs ou DVDs

Sumário

16.1. Criando um CD de dados
16.2. Criando um CD de áudio
16.3. Copiando um CD ou DVD
16.4. Gravando imagens ISO
16.5. Criando um CD ou DVD multissessão
16.6. Mais informações

Resumo

O K3b é um programa abrangente para a gravação de CDs e DVDs de dados e de áudio. Inicie o programa no menu principal ou digitando o comando k3b. As seções a seguir oferecem a você um resumo de como iniciar um processo de gravação básico para obter o seu primeiro CD ou DVD feito no Linux.


16.1. Criando um CD de dados

Para criar um CD de dados, vá para Arquivo+Novo Projeto+Novo Projeto de CD de Dados. A tela do projeto é exibida na parte inferior da janela, como mostrado na Figura 16.1, “Criando um novo CD de dados” (↑Aplicativos). Arraste os diretórios ou arquivos individuais desejados do diretório pessoal para a pasta do projeto e solte-os. Nomeie e grave o projeto usando Arquivo+Gravar como.

Figura 16.1. Criando um novo CD de dados

Criando um novo CD de dados

Selecione Queimar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl-B. Será exibida uma caixa de diálogo com seis guias que oferecem várias opções para a gravação do CD. Consulte a Figura 16.2, “Personalizando o processo de gravação” (↑Aplicativos).

Figura 16.2. Personalizando o processo de gravação

Personalizando o processo de gravação

A guia Gravando possui várias configurações para o dispositivo de gravação, como opções de velocidade e gravação. Estas são as opções oferecidas:

Dispositivo de Gravação

O gravador detectado é exibido neste menu pop-up. Você pode selecionar a velocidade aqui também.

[Warning]Tenha cuidado ao selecionar a velocidade de gravação

Normalmente, você deve selecionar Automático, que opta pela velocidade máxima de gravação possível. No entanto, se você aumentar esse valor, mas o seu sistema não for capaz de enviar os dados de modo rápido o suficiente, a probabilidade de que ocorra um esvaziamento do buffer aumentará.

Modo de Gravação

Esta opção determina como o laser gravará o CD. No modo DAO (disk at once), o laser não é desativado enquanto o CD está sendo gravado. Esse modo é recomendado para a criação de CDs de áudio. No entanto, nem todos os CDs podem usá-lo. No modo TAO (track at once), um processo de gravação separado é usado para cada faixa individual. O modo RAW não é usado com freqüência, pois o gravador não corrige os dados. A melhor configuração é a do modo Automático, pois permite ao K3b usar as configurações mais adequadas.

Simular

Esta função pode ser usada para verificar se seu sistema suporta a velocidade de gravação escolhida. A gravação é realizada com o laser desativado para testar o sistema.

On the Fly

Grava os dados desejados sem primeiro criar um arquivo de imagem (não use esse recurso em máquinas de baixo desempenho). Um arquivo de imagem, também conhecido como imagem ISO, é um arquivo que armazena o conteúdo inteiro do CD e que, posteriormente, é gravado como está.

Somente Criar Imagem

Esta opção cria um arquivo de imagem. Defina o caminho desse arquivo em Arquivo Temporário. O arquivo de imagem pode ser gravado em CD posteriormente. Para isso, use Ferramentas+CD+Queimar Imagem de CD. Se essa opção for usada, todas as outras opções dessa seção serão desativadas.

Remover Imagem

Remova o arquivo de imagem temporário do disco rígido ao concluir.

Verificar Dados Gravados

Verifique a integridade dos dados gravados, comparando as somas do MD5 dos dados originais e dos gravados.

A guia Imagem só pode ser acessada se a opção Somente criar imagem da guia anterior estiver selecionada. Se esse for o caso, você pode determinar o arquivo em que o ISO será gravado.

A guia Configurações contém duas opções: Modo de Trilha de Dados e Multissessão. As opções do Modo de Trilha de Dados contêm a configuração de como as trilhas de dados podem ser gravadas. Em geral, Automático é considerado o método mais adequado. O modo Multissessão é usado para acrescentar dados a um CD já gravado, mas que ainda não foi finalizado.

Na guia Descrição do Volume, digite algumas informações gerais que podem ser usadas para identificar esse projeto de dados específico, seu editor e elaborador, bem como o aplicativo e sistema operacional usados em sua criação. Em Sistema de Arquivo, especifique configurações para o sistema de arquivos do CD (RockRidge, Joliet, UDF). Determine, também, como serão tratados links simbólicos, permissões de arquivos e espaços em branco. Na guia Avançado, usuários experientes podem criar outras configurações.

Após ajustar todas as configurações necessárias, inicie realmente o processo de gravação usando Queimar. Uma outra opção é gravar essas configurações para uso e ajuste futuros com Salvar.