Capítulo 4. Ajuda e documentação

Sumário

4.1. Usando o Centro de Ajuda do SUSE
4.2. Páginas de manual
4.3. Páginas de informações
4.4. O Projeto de Documentação do Linux
4.5. Wikipedia: A enciclopédia gratuita online
4.6. Guias e livros
4.7. Documentação do pacote
4.8. Usenet
4.9. Padrões e especificações

Resumo

O SUSE Linux vem com várias fontes de informação e documentação. O Centro de Ajuda do SUSE oferece acesso central aos recursos mais importantes da documentação no sistema em forma pesquisável. Estes recursos incluem a ajuda online para aplicativos instalados, páginas de manual, páginas de informações, bancos de dados de tópicos sobre software e hardware e todos os manuais fornecidos com o seu produto.


4.1. Usando o Centro de Ajuda do SUSE

Quando você inicia o Centro de Ajuda do SUSE pela primeira vez a partir do menu principal (Centro de Ajuda do SUSE) ou com o comando susehelp no shell, é exibida uma janela como a da Figura 4.1, “Janela principal do Centro de Ajuda do SUSE”. A janela de diálogo consiste em três áreas principais:

Barra de menus e barra de ferramentas

A barra de menus fornece as principais opções de edição, navegação e configuração. Arquivo contém a opção para imprimir o conteúdo exibido no momento. Em Editar, acesse a função de pesquisa. Ir contém todas as possibilidades de navegação: Índice (home page do Centro de Ajuda), Voltar, Avançar e Último Resultado de Pesquisa. Com Configurações+Construir Índice de Busca, gere um índice de pesquisa para todas as fontes de informações selecionadas. A barra de ferramentas contém três ícones de navegação (avançar, voltar, início) e um ícone de impressora para a impressão do conteúdo atual.

Área de navegação com guias

A área de navegação à esquerda da janela tem um campo de entrada para pesquisas rápidas em fontes de informações selecionadas. Você poderá obter detalhes sobre pesquisa e configuração da função de pesquisa na guia Pesquisa em Seção 4.1.2, “A função de pesquisa”. A guia Conteúdo apresenta uma visualização em forma de árvore com todas as fontes de informações instaladas e disponíveis atualmente. Clique nos ícones de livro para abrir e pesquisar as categorias individuais.

Janela de visualização

A janela de visualização sempre mostra o conteúdo selecionado, como manuais online, resultados de pesquisa ou páginas da Web.

Figura 4.1. Janela principal do Centro de Ajuda do SUSE

Janela principal do Centro de Ajuda do SUSE
[Note]Tela Seleção de Idioma

A documentação disponível no Centro de Ajuda do SUSE depende do idioma usado. Mudar o idioma muda também a visualização em forma de árvore.

4.1.1. Conteúdo

O Centro de Ajuda do SUSE fornece acesso a informações úteis de várias fontes. Ele contém uma documentação especial para o SUSE LINUX (Inicialização e Referência), todas as fontes de informações disponíveis para o ambiente da estação de trabalho, ajuda online para programas instalados e textos de ajuda para outros aplicativos. Além disso, o Centro de Ajuda do SUSE oferece acesso aos bancos de dados online do SUSE que abrangem problemas especiais de hardware e software do SUSE LINUX. Todas essas fontes podem ser pesquisadas confortavelmente com um índice de pesquisa gerado.

4.1.2. A função de pesquisa

Para pesquisar todas as fontes de informações instaladas do SUSE Linux, gere um índice de pesquisa e defina alguns parâmetros de pesquisa. Para isso, use a guia Pesquisa, que aparece na Figura 4.2, “Configurando a função de pesquisa”.

Figura 4.2. Configurando a função de pesquisa

Configurando a função de pesquisa

Se não houver nenhum índice de pesquisa, o sistema solicitará automaticamente que você o faça quando clicar na guia Pesquisa ou digitar uma string de pesquisa e clicar em Pesquisar. Na janela para a criação do índice de pesquisa, mostrada na Figura 4.3, “Gerando um índice de pesquisa”, use as caixas de seleção para determinar as fontes de informações a serem indexadas. O índice é gerado quando você sai clica em Construir Índice para sair da caixa de diálogo.

Figura 4.3. Gerando um índice de pesquisa

Gerando um índice de pesquisa

Para limitar a base de pesquisa e a lista de acertos da forma mais precisa possível, use os três menus suspensos para determinar o número de acertos exibidos e a área de seleção de fontes para pesquisa. Estas são as opções disponíveis para determinar a área de seleção:

Padrão

Uma seleção predefinida de fontes é pesquisada.

Tudo

Todas as fontes são pesquisadas.

Nenhum

Nenhuma fonte é selecionada para pesquisa.

Personalizado

Determina as fontes a serem pesquisadas com a ativação das respectivas caixas de seleção na visão geral.

Quando a configuração da pesquisa estiver concluída, clique em Pesquisar. Os itens relevantes são exibidos na janela de visualização e podem ser facilmente navegados usando os botões do mouse.