Capítulo 17. Usando o f-spot

Sumário

17.1. Fazendo download de fotos da câmera
17.2. Obtendo informações
17.3. Gerenciando tags
17.4. Pesquisar e Encontrar
17.5. Exportando coleções de imagens
17.6. Processamento básico de imagens com o f-spot

O f-spot é uma ferramenta de gerenciamento para a sua coleção de imagens digitais adaptada à área de trabalho do GNOME. Ela permite atribuir diferentes tags às imagens a fim de categorizá-las e oferece uma variedade de excelentes opções para edição de imagens.

Na primeira vez que executar o f-spot, informe à ferramenta onde encontrar as imagens a serem importadas para a sua coleção do f-spot. Se você já tiver uma coleção de imagens armazenada no disco rígido, digite o caminho do respectivo diretório e, opcionalmente, inclua subpastas. O f-spot importa essas imagens para o banco de dados.

[Tip]Marcando imagens na importação

Se todas as imagens a importar pertencerem à mesma categoria, você poderá anexar a tag apropriada na importação. Selecione Anexar Tag e escolha a tag correspondente no menu suspenso.

Figura 17.1. Importando imagens para o f-spot

Importando imagens para o f-spot

A janela principal do f-spot está dividida em três áreas principais. Categorias, tags e informações detalhadas sobre as imagens selecionadas são exibidas em uma barra lateral à esquerda, enquanto a área direita da janela mostra uma miniatura de todas as imagens com a categoria ou a tag selecionada ou, se nada tiver sido selecionado, a coleção inteira.

Figura 17.2. Janela principal do f-spot

Janela principal do f-spot

A barra de menus localizada na parte superior da janela permite acessar os menus principais. A barra de ferramentas na parte inferior oferece diversas funções diferentes representadas pelo ícone correspondente:

Girar para a Esquerda ou para a Direita

Use esse atalho para mudar a orientação de uma imagem.

Pesquisar

O modo Pesquisar permite exibir e pesquisar a coleção inteira ou subconjuntos com tags. Também é possível usar a linha de tempo para pesquisar imagens por data de criação.

Editar Imagem

Esse modo permite selecionar uma imagem e fazer processamentos básicos. Detalhes estão disponíveis na Seção 17.6, “Processamento básico de imagens com o f-spot” (↑Aplicativos).

Tela Cheia

Alterne para o modo de exibição de tela cheia.

Show de Slides

Inicie uma apresentação de slides.


17.1. Fazendo download de fotos da câmera

Importe novas imagens da câmera digital conectada à porta USB do computador usando Arquivo+Importar da Câmera. A detecção do tipo de câmera é automática.

Figura 17.3. Importar da câmera

Importar da câmera

O f-spot inicia uma janela de visualização exibindo todas as imagens disponíveis para download da câmera. Os arquivos são copiados para o diretório de destino especificado por meio de Copiar Arquivos para. Se a opção Importar arquivos depois de copiar tiver sido selecionada, todas as imagens copiadas da câmera serão automaticamente importadas para o banco de dados do f-spot. A marcação com tags pode ser feita na importação, se você selecionar a tag apropriada com Selecionar Tags. Se não quiser importar todas as imagens da câmera para o banco de dados, basta anular a seleção das imagens indesejadas na janela de visualização.