Capítulo 2. Evolution: um programa de e-mail e calendário

Sumário

2.1. Visão geral sobre o Evolution
2.2. Mail (E-mail)
2.3. Contacts (Contatos)
2.4. Calendários
2.5. Sincronizando dados com um dispositivo portátil
2.6. Evolution para usuários do GroupWise
2.7. Mais informações

Resumo

O Evolution é uma suíte de groupware que oferece os recursos comuns de e-mail e os recursos estendidos, como listas de tarefas e um calendário. O aplicativo também fornece um bloco de endereços completo que inclui a capacidade de enviar informações de contato para outras pessoas no formato vCard.

Inicie o Evolution a partir do menu ou pressione Alt-F2 e digite evolution. Quando iniciado pela primeira vez, o Evolution oferece um assistente de configuração. Seu uso é descrito na Seção 2.2.2, “Configurando contas” (↑Aplicativos).

[Important]Contas do Microsoft Exchange

Para usar o Evolution com o Microsoft Exchange, você deve instalar o pacote ximian-connector. Instale-o com o YaST.


2.1. Visão geral sobre o Evolution

A janela padrão é mostrada na Figura 2.1, “Janela do Evolution com e-mail” (↑Aplicativos). Os menus, itens de menu e ícones disponíveis na barra de ferramentas variam de acordo com o componente aberto. Use o quadro esquerdo para selecionar as informações a serem exibidas no quadro direito (Mail, Contacts, Calendar (Correio - Contatos - Calendar) etc.). Ajuste o tamanho dos quadros arrastando as barras divisórias.

Figura 2.1. Janela do Evolution com e-mail

Janela do Evolution com e-mail

2.1.1. Mail (E-mail)

Nesta tela, a parte superior da janela mostra o conteúdo da pasta atual. A parte inferior é um painel de visualização destinado a exibir a mensagem de e-mail selecionada. Para exibir outra pasta, selecione-a na lista de pastas no quadro esquerdo.

Use a barra de pesquisa para pesquisar as mensagens em uma pasta. Para classificar as mensagens por cabeçalho de tabela, clique no cabeçalho desejado (To, Subject, Date (Para - Assunto - Data). A seta à direita mostra se a coluna é classificada na ordem crescente ou decrescente. Clique no cabeçalho da coluna até as mensagens sejam classificadas na direção desejada.

2.1.2. Contacts (Contatos)

Esta tela mostra todos os endereços do bloco de endereços. Para localizar um endereço específico, use a barra de pesquisa ou clique no botão à direita para exibir a primeira letra do sobrenome do contato. Adicione contatos ou listas com a barra de ferramentas.

2.1.3. Calendar (Calendário)

A exibição inicial mostra uma tela do dia atual com o mês e uma lista de tarefas mostrada em um painel adicional à direita. As telas de semana, semana de trabalho e mês também estão disponíveis na barra de ferramentas ou no menu View (Ver). Use a barra de pesquisa para encontrar um compromisso digitado no calendário. Adicione compromissos e tarefas usando os botões da barra de ferramentas. Você também pode usar a barra de ferramentas para percorrer o calendário ou ir para uma data específica.

2.1.4. Tasks (Tarefas)

A opção Tasks fornece uma lista de tarefas. Os detalhes da tarefa selecionada são mostrados na parte inferior da janela. Use File+New+Task (Arquivo - Novo - Tarefa) para adicionar uma nova tarefa. Pesquise as tarefas com a barra de pesquisa. Para designar tarefas a outras pessoas, clique o botão direito nas tarefas e selecione Assign Task (Designar Tarefa). Use a opção Open (Abrir) para abrir a tarefa e adicionar mais detalhes, como uma data de vencimento e o status de conclusão.