Capítulo 18. Câmeras digitais e Linux

Sumário

18.1. Conectando a câmera
18.2. Acessando a câmera
18.3. Usando o Konqueror
18.4. Usando o Digikam
18.5. Mais informações

Resumo

Se você tiver as ferramentas certas, o gerenciamento das fotos da sua câmera poderá ser divertido. O Linux oferece diversos utilitários práticos para a classificação e organização de fotografias. Entre eles estão o gphoto2, o Konqueror, o Digikam e o f-spot.

Uma lista abrangente de câmeras suportadas está disponível em http://www.gphoto.org/proj/libgphoto2/support.php. Se o gphoto2 estiver instalado, recupere a lista com o comando gphoto2 --list-cameras. Informações sobre os comandos disponíveis podem ser obtidas com gphoto2 --help.

[Tip]Câmeras não suportadas

Se você não encontrar sua câmera na lista do gphoto, não se preocupe. É bem provável que o suporte à sua câmera seja o mesmo dado a dispositivos de armazenamento em massa USB. Mais informações podem ser encontradas na Seção 18.2, “Acessando a câmera” (↑Aplicativos).


18.1. Conectando a câmera

A forma mais rápida e conveniente de conectar câmeras digitais ao computador é o USB, desde que seja compatível com o kernel, a câmera e o computador. O kernel SUSE padrão oferece esse suporte. Um cabo adequado também é necessário.

Basta conectar a câmera à porta USB e ligá-la. Talvez seja necessário usar um modo de transferência especial na câmera. Sobre esse procedimento, consulte o manual da câmera digital.