Capítulo 13. Criptografia com KGpg

Sumário

13.1. Gerando um novo par de chaves
13.2. Exportando a chave pública
13.3. Importando chaves
13.4. Caixa de diálogo do servidor de chaves
13.5. Criptografia de texto e arquivo
13.6. Mais informações

Resumo

O KGpg é um componente importante da infra-estrutura de criptografia do sistema. Com a ajuda deste programa, gere e gerencie todas as chaves necessárias. Use a função de editor para a criação e criptografia rápida de arquivos ou use o applet no painel para criptografar ou descriptografar através do recurso de arrastar e soltar. Outros programas, como os de e-mail (Kontact ou Evolution), acessam os dados de chaves para processar conteúdos assinados ou criptografados. Este capítulo abrange as funções básicas necessárias para o trabalho diário com arquivos criptografados.


13.1. Gerando um novo par de chaves

Para poder trocar mensagens criptografadas com outros usuários, primeiro gere seu próprio par de chaves. Uma das chaves, a chave pública, será distribuída a seus parceiros de comunicação, que poderão usá-la para criptografar os arquivos ou mensagens de e-mail que enviarem. A outra parte do par de chaves, a chave privada, será usada para descriptografar o conteúdo criptografado.

[Important]Comparação entre chave privada e chave pública

A chave pública se destina ao público em geral e deve ser distribuída a todos os seus parceiros de comunicação. No entanto, só você deve ter acesso à chave privada. Não permita que outros usuários tenham acesso a esses dados.

Inicie o KGpg no menu principal selecionando Utilitários+KGpg, ou digite kgpg na linha de comando. Quando você iniciar o programa pela primeira vez, um assistente será exibido para orientá-lo na configuração. Siga as instruções até o ponto em que estiver pronto para criar uma chave. Insira um nome, um endereço de e-mail e, opcionalmente, um comentário. Se você não estiver satisfeito com as configurações padrão fornecidas, defina também o horário de vencimento da chave, seu tamanho e o algoritmo de criptografia usado. Consulte a Figura 13.1, “KGpg: Criando uma chave” (↑Aplicativos).

Quando você iniciar o kgpg em sessões posteriores, somente um ícone pequeno com um cadeado será exibido na bandeja do sistema. Clique nesse ícone para exibir a janela principal do kgpg na sua área de trabalho.

Figura 13.1. KGpg: Criando uma chave

KGpg: Criando uma chave

Confirme as configurações com OK. A próxima caixa de diálogo solicita que você digite a senha duas vezes. O programa então gera um par de chaves e exibe um resumo. É recomendável gravar ou imprimir um certificado de revogação de imediato. Tal certificado será necessário caso você esqueça a senha de sua chave privada e tenha que revogá-la. Depois de confirmar com OK, o KGpg exibirá a janela principal. Consulte a Figura 13.2, “Gerenciador de chaves” (↑Aplicativos).

Figura 13.2. Gerenciador de chaves

Gerenciador de chaves