Capítulo 5. Usando o Beagle

Sumário

5.1. Indexando dados
5.2. Pesquisando dados

Beagle é uma ferramenta de pesquisa que indexa o espaço de suas informações pessoais para ajudá-lo a encontrar o que você estiver procurando. Você pode usar o Beagle para encontrar documentos, e-mails, históricos da Web, conversas do IM/ITC, códigos-fonte, imagens, arquivos de música, aplicativos e muito mais.

O Beagle suporta as seguintes fontes de dados:

Ele também suporta os seguintes formatos de arquivo:

O Beagle indexa automaticamente tudo no diretório pessoal, mas você pode excluir certos arquivos ou diretórios. Ele também contém várias ferramentas que você pode usar para pesquisar os dados.


5.1. Indexando dados

O daemon do Beagle (beagled) executa automaticamente toda a indexação. Por padrão, todo o conteúdo do diretório pessoal é indexado. O Beagle detecta as mudanças feitas nesse diretório e reindexa os dados de forma adequada.

  • Os arquivos são indexados imediatamente quando criados, reindexados quando modificados e eliminados do índice quando apagados.

  • Os e-mails são indexados logo que recebidos.

  • As conversas do IM são indexadas durante o bate-papo, uma linha por vez.

A indexação dos dados requer um considerável trabalho de processamento, mas o daemon do Beagle evita incômodos ao máximo. Ele contém um programador que trabalha para priorizar as tarefas e controlar o uso da CPU, com base no fato de você estar usando ativamente sua estação de trabalho.

5.1.1. Impedindo a indexação de arquivos e diretórios

Para impedir que um diretório e todos os seus subdiretórios sejam indexados, crie um arquivo vazio chamado .noindex e coloque-o no diretório. Adicione uma lista de arquivos e diretórios ao arquivo .noindex para impedir que esses arquivos e diretórios sejam indexados. Curingas são permitidos no arquivo .noindex.

Você também pode colocar um arquivo .neverindex no seu diretório pessoal com uma lista dos arquivos que nunca devem ser indexados. Curingas também são permitidos nesse arquivo. Use os mesmos curingas usados para glob (por exemplo, f*le??.txt). Também é possível usar expressões regulares mais eficientes adicionando uma barra normal antes e depois do padrão (por exemplo, /file.*.txt/). Para obter mais informações, consulte http://docs.python.org/lib/module-glob.html.

5.1.2. Indexando manualmente

O Beagle tem um sistema eficiente que determina quando os arquivos devem ser indexados, além de tentar não interferir nos outros aplicativos em execução. Ele cronometra intencionalmente sua indexação com base na carga e na inatividade do sistema, de modo a não afetar negativamente a utilização da área de trabalho. Para indexar o seu diretório pessoal imediatamente, digite os seguintes comandos em uma janela de terminal:

export BEAGLE_EXERCISE_THE_DOG=1
beagled --replace --bg

5.1.3. Verificando o status do índice

O Beagle possui os seguintes comandos para que você possa ver o status atual da indexação:

beagle-index-info

Exibe quantos documentos foram indexados e que tipo de documentos foram indexados.

beagle-status

Exibe o trabalho que o daemon do Beagle está realizando (continuamente).