Capítulo 26. Servidor HTTP Apache

Sumário

26.1. Inicialização Rápida
26.2. Configurando o Apache
26.3. Iniciando e parando o Apache
26.4. Instalando, ativando e configurando módulos
26.5. Obtendo scripts CGI para trabalhar
26.6. Configurando um servidor Web seguro com SSL
26.7. Evitando problemas de segurança
26.8. Solução de problemas
26.9. Mais informações

Resumo

Com uma cota de mais de 70%, o Apache é o servidor Web mais usado mundialmente de acordo com a pesquisa da http://www.netcraft.com/ em novembro de 2005. O Apache, desenvolvido pela Apache Software Foundation (http://www.apache.org/), está disponível para a maioria dos sistemas operacionais. O SUSE Linux inclui o Apache versão 2.2. Neste capítulo, aprenda como instalar, configurar e ajustar um servidor Web; como usar SSL, CGI e módulos adicionais; e como solucionar problemas do Apache.


26.1. Inicialização Rápida

Com o auxílio desta seção, configure e inicie o Apache. É necessário usar a conta de usuário Root para instalar e configurar o Apache.

26.1.1. Requisitos

Certifique-se de que os requisitos sejam atendidos antes de tentar configurar o servidor Web Apache:

  1. A rede da máquina é configurada corretamente. Para obter mais informações sobre este tópico, consulte o Capítulo 18, Rede básica.

  2. A hora exata do sistema da máquina é mantida por meio da sincronização com um servidor de horário. Isso é necessário porque as partes do protocolo HTTP dependem da hora certa. Consulte o Capítulo 24, Sincronização de horário com NTP para saber mais sobre este tópico.

  3. As atualizações de segurança mais recentes são instaladas. Em caso de dúvida, execute uma Atualização Online do YaST.

  4. A porta do servidor Web padrão (porta 80) é aberta no firewall. Para isso, configure o SUSEFirewall2 para permitir o serviço Servidor HTTP na zona externa. Isso pode ser feito com o YaST. Seção 4.1.4.1, “Configurando com o YaST” fornece os detalhes.

26.1.2. Instalação

O Apache no SUSE Linux não é instalado por padrão. Para instalá-lo, inicie o YaST e selecione Software+Gerenciamento de Software. Agora escolha Filtros+Seleções e selecione Servidor da Web Simples com Apache2. Confirme a instalação dos pacotes dependentes para concluir o processo de instalação.

O Apache é instalado com uma configuração padrão e predefinida que é executada instantaneamente. A instalação inclui o módulo de multiprocessamento apache2-prefork, além do módulo PHP5. Consulte a Seção 26.4, “Instalando, ativando e configurando módulos” para obter mais informações sobre módulos.

26.1.3. Inicialização

Para iniciar o Apache e assegurar que seja iniciado automaticamente durante a inicialização da máquina, inicie o YaST e selecione Sistema+Serviços do Sistema (Nível de Execução). Procure apache2 e Habilite o serviço. O servidor Web é iniciado imediatamente. Quando você grava suas mudanças com Concluir, o sistema é configurado para iniciar o Apache automaticamente nos níveis de execução 3 e 5 durante a inicialização. Para obter mais informações sobre os níveis de execução no SUSE Linux e uma descrição do editor de nível de execução do YaST, consulte a Seção 8.2.3, “Configurando serviços do sistema (runlevel) com o YaST”.

Para iniciar o Apache usando o shell, execute rcapache2 start. Para assegurar que o Apache seja iniciado automaticamente durante a inicialização da máquina nos níveis de execução 3 e 5, use chkconfig -a apache2.

Se você não tiver recebido mensagens de erro ao iniciar o Apache, o servidor Web deverá estar em execução. Inicie um browser e abra http://localhost/. Deverá ser exibida uma página de teste do Apache iniciada por “If you can see this, it means that the installation of the Apache Web server software on this system was successful” (Se você estiver vendo isso, significa que a instalação do servidor Web Apache neste sistema foi bem-sucedida). Se você não ver essa página, consulte a Seção 26.8, “Solução de problemas”.

Agora que o servidor Web está em execução, é possível adicionar seus próprios documentos, ajustar a configuração de acordo com suas necessidades ou adicionar funcionalidade instalando módulos.