Capítulo 10. Recebendo notícias com o Akregator

Usuários que desejam receber as últimas notícias podem obtê-las com um leitor de fontes jornalísticas. Um exemplo de leitor é o Akregator. Ele conecta-se a um servidor que contém um arquivo de newsticker, faz o download do arquivo e mostra os cabeçalhos e às vezes um texto pequeno para obter uma visão geral. Consulte a Figura 10.1, “Akregator mostrando algumas notícias” (↑Aplicativos). Se estiver interessado nesta notícia, clique nela e a veja em uma guia separada.

Figura 10.1. Akregator mostrando algumas notícias

Akregator mostrando algumas notícias

O Akregator contém algumas fontes jornalísticas predefinidas para o KDE entrar com contato com esta ferramenta. Você pode adicionar fontes jornalísticas manualmente ou alguns sites da Web podem anunciá-las. Por exemplo, um site da Web com suporte de fontes contém um retângulo laranja no canto inferior direito. Clique nele para abrir um menu pop-up onde você pode selecionar Adicionar fonte ao Akregator. Às vezes um site da Web não anuncia que suporta uma fonte jornalística. É possível então pesquisar esse site com algumas palavras-chave como feed ou rss. Algumas vezes você consegue obter um link.

Se desejar adicionar uma fonte jornalística, proceda da seguinte maneira:

Procedimento 10.1. Adicionando fontes jornalísticas ao Akregator

  1. Determine o URL da fonte jornalística. Normalmente isso pode ser encontrado no seu site da Web preferido. Mais links podem ser encontrados na ferramenta KNewsticker, um applet para o painel do KDE.

  2. Abra o Akregator pressionando Alt-F2 e digitando akregator. Ele abre uma nova janela com a lista de todas as fontes na sua configuração. Se você fechar esta janela, ela é ancorada na bandeja do sistema.

  3. Crie uma nova pasta com Feed+New Folder (Fonte - Nova Pasta). Isso fornece a você a oportunidade de agrupar suas fontes em categorias.

  4. Nomeie sua nova pasta.

  5. Clique nesta pasta e escolha Feed+Add Feed (Fonte - Adicionar Fonte).

  6. Insira o URL da fonte, por exemplo http://www.novell.com/newsfeeds/rss/coolsolutions.xml. Uma nova janela é aberta, na qual você pode mudar o nome da fonte, o URL ou o intervalo da atualização. Com a guia Feed Archive (Arquivo de Fontes), altere a forma como artigos longos devem ser armazenados.

  7. Proceda com Ok. O Akregator faz download dos artigos mais recentes.

Após a conclusão do download dos cabeçalhos mais recentes, clique em uma entrada. Dependendo da fonte, ela pode listar um pequeno resumo ou um link. Com Complete Story (Notícia Completa), leia todo o artigo.

Você pode verificar novas notícias manualmente com Fetch Feed (Buscar Fonte). Outra opção é especificar um intervalo de atualização. Configure isso clicando em Settings+Configure Akregator (Configurações - Configurar Akregator). Uma janela é aberta, na qual você pode selecionar o intervalo em General+Use interval fetching (Geral - Usar intervalo de atualização). Confirme com OK.

Você pode ler a notícia completa no AKregator ou em um browser externo. Clicar em Complete Story (Notícia Completa) permite efetuar a seleção.