5.2. Pesquisando dados

O Beagle oferece várias ferramentas para que os dados indexados sejam pesquisados.

5.2.1. Pesquisa de Área de Trabalho

Pesquisa de Área de Trabalho é uma ferramenta gráfica que pesquisa as informações indexadas. A Pesquisa de Área de Trabalho não consulta o índice diretamente. Ela passa os termos de pesquisa para o daemon do Beagle, que envia as correspondências encontradas de volta à ferramenta. Em seguida, a ferramenta de pesquisa exibe os resultados e permite a execução de ações nos objetos correspondentes. Para iniciar a Pesquisa de Área de Trabalho, pressione Alt-F2 e digite beagle-search.

Para usar a Pesquisa de Área de Trabalho, basta digitar o texto da pesquisa na caixa de entrada na parte superior e pressionar Enter ou clicar em Localizar. A Pesquisa de Área de Trabalho consulta os arquivos indexados e retorna os resultados.

Figura 5.1. Pesquisa do Beagle

Pesquisa do Beagle

Você pode usar a lista de resultados para abrir um arquivo ou enviá-lo por e-mail, enviar uma mensagem instantânea, encaminhar um arquivo ou exibi-lo no gerenciador de arquivos. As opções disponíveis para cada arquivo dependem de seu tipo.

Você também pode usar itens em Pesquisar para limitar a pesquisa a arquivos de um local específico, como seu bloco de endereços ou páginas da Web, ou para exibir somente um tipo específico de arquivo na lista de resultados.

5.2.2. beagle-query

O Beagle tem uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada para pesquisar o índice do Beagle. Para usar essa ferramenta, digite beagle-query search em uma janela de terminal.

Substitua search pelo texto a ser localizado. A ferramenta beagle-query retornará os resultados. Você pode usar curingas com esse comando. Use beagle-query --verbose search para exibir informações detalhadas sobre os resultados da pesquisa.

Figura 5.2. Usando o comando beagle-query

Usando o comando beagle-query