Capítulo 8. Personalizando a área de trabalho do GNOME

Sumário

8.1. Configurações de hardware
8.2. Configurações de aparência
8.3. Configurações Pessoais
8.4. Configurações do Sistema
8.5. Modificando a aparência de menus e barras de ferramentas
8.6. Configurando aplicativos preferenciais

Use Preferências para personalizar a área de trabalho do GNOME. Algumas das configurações que você talvez queira mudar incluem o segundo plano da área de trabalho, o protetor de tela, o teclado e o mouse, sons e associações de arquivos. Clique em Desktop+Central de Controle GNOME e selecione as configurações da área de trabalho que serão modificadas. Nos módulos individuais, selecione Ajuda para acessar ajuda referente às opções. O sistema imediatamente adota todas as mudanças feitas nos módulos de configuração.

Figura 8.1. Preferências da área de trabalho do GNOME

Preferências da área de trabalho do GNOME

8.1. Configurações de hardware

As configurações de hardware definem o teclado, o mouse, as impressoras, as unidades removíveis e a mídia, bem como a resolução de tela.

8.1.1. Modificando as preferências de teclado

Use Preferências do Teclado para modificar preferências de repetição automática para o teclado e definir as configurações do intervalo de digitação. Clique no botão Acessibilidade para iniciar a ferramenta preferencial de acessibilidade do teclado.

8.1.2. Configurando o mouse

Use a opção Preferências do Mouse para configurar o mouse para uso com a mão direita ou esquerda. Também é possível especificar a velocidade e a sensibilidade dos movimentos do mouse.

8.1.3. Instalando e configurando impressoras

Você pode usar este módulo para instalar e configurar impressoras. Em um sistema SUSE Linux, essas configurações são melhor estabelecidas com o YaST, como descrito na Seção 2.4.5, “Impressora”.

8.1.4. Configurando unidades e mídia removíveis

Use este módulo para definir preferências para unidades e mídia removíveis. Essas configurações controlam ações automáticas para dispositivos e vários tipos de mídia.

8.1.5. Especificando configurações de resolução de tela

Você pode usar este módulo para especificar as configurações de resolução da tela, o que inclui resolução e taxa de atualização. Em um sistema SUSE Linux, essas configurações são melhor estabelecidas com o YaST, como descrito na Seção 14.1, “Configuração do X11 com o SaX2” (↑Referência).