17.4. Solução de problemas

Esta seção fornece algumas dicas sobre como resolver problemas comuns. Ela não visa ser uma instrução passo a passo completa, mas deve ajudar a resolver alguns problemas.

Existem problemas de rede no Xen3.

O conceito de rede mudou consideravelmente de Xen2 para Xen3. O Domain-0 não está mais conectado à ponte para evitar o bloqueio da mesma. Infelizmente, os scripts de inicialização do sistema não podem tratar da configuração atual. Para reiniciar a rede, execute /etc/init.d/xend restart.

Preciso executar uma verificação do sistema de arquivos.

Se a verificação do sistema de arquivos não funcionar automaticamente, você talvez precise fazer isso manualmente do Domain-0. Desligue o convidado e execute fsck na imagem enquanto ele não está montado. Se fsck reclamar que o sistema de arquivos está montado, verifique as montagens com o comando mount.

O DHCP não obtém os endereços IP.

O DHCP precisa de vários módulos de kernel iptables para ser executado. Os módulos não foram instalados ou você atualizou o kernel e esqueceu de atualizar os módulos de kernel no sistema convidado.

Há um problema na inicialização do hypervisor e as mensagens desaparecem com muita rapidez

Conecte a sua máquina Xen a outra estação de trabalho com um cabo nullmodem serial. Em seguida, no lado do Xen, adicione o seguinte parâmetro à linha

kernel (hd0,0)/boot/xen.gz com1=115200,8n1

Antes de inicializar o Xen, inicie um programa de terminal na estação de trabalho. Como um exemplo, isso pode ser

screen /dev/ttyS0 115200     

Mude o dispositivo e a velocidade de acordo com suas necessidades.