8.4. Configurações do Sistema

A opção Configurações do Sistema define as configurações dos proxies de rede, de pesquisa e indexação, de sessões e sons.

8.4.1. Configurando proxies de rede

A ferramenta Preferências do Proxy da Rede permite que você configure como o sistema se conectará à Internet. Você pode configurar o desktop para se conectar a um servidor proxy e especificar os detalhes desse servidor. Um servidor proxy é um servidor que intercepta solicitações enviadas a outro servidor e que também atende às solicitações quando possível. Você pode especificar o nome DNS (Domain Name Service) ou o endereço IP do servidor proxy. Um nome DNS é um identificador alfabético exclusivo de um computador na rede. Um endereço IP é um identificador numérico exclusivo de um computador na rede.

8.4.2. Configurando preferências de pesquisa e indexação

Use este módulo para definir preferências para a ferramenta de pesquisa Beagle. Em Pesquisa, clique em Iniciar serviços de pesquisa e indexação para iniciar o daemon do Beagle ao efetuar login. Você também pode escolher os pressionamentos de tecla que exibirão a janela de pesquisa do Beagle; para isso, especifique qualquer combinação de Ctrl, Alt e uma tecla de função. Você também pode determinar o número máximo de resultados a ser exibido quando uma pesquisa for realizada.

Em Indexação, opte por indexar seu diretório pessoal (selecionado por padrão), não indexar seu diretório pessoal e adicionar outros diretórios à indexação. Verifique se você tem direitos aos diretórios que adicionar. Também é possível especificar os recursos que não devem ser indexados. Esses recursos podem ser diretórios, padrões, pastas de e-mail ou tipos de objetos.

Para obter mais informações sobre o Beagle, consulte o Capítulo 5, Usando o Beagle (↑Aplicativos).

8.4.3. Gerenciando sessões

Você pode definir preferências para a sessão e especificar os aplicativos que serão iniciados junto com a sessão. Você pode configurar sessões para gravar o estado dos aplicativos e restaurá-los quando iniciar outra sessão.

Você também pode usar essa ferramenta de preferências para gerenciar várias sessões. Por exemplo, existe uma sessão móvel que inicia os aplicativos usados com mais freqüência quando você viaja, uma sessão de demonstração que inicia os aplicativos usados para apresentar demonstrações ou slides a clientes e uma sessão de trabalho que utiliza outro conjunto de aplicativos para o seu trabalho no escritório.

8.4.4. Definindo preferências de som

Preferências de Som controla quando o servidor de som é iniciado. Você também pode especificar os sons a serem reproduzidos quando determinados eventos ocorrerem.