8.3. Configurações Pessoais

A opção Configurações Pessoais permite que você configure opções de acessibilidade e tecnologia assistencial, mude sua senha e personalize atalhos de teclado.

8.3.1. Definindo configurações de acessibilidade

As configurações desse módulo permitem que os usuários com deficiências motoras utilizem o teclado mais facilmente. O módulo contém três guias: Básico, Filtros e Teclas do Mouse. Antes de modificar as configurações, ative a opção Ativar acessibilidade do teclado.

8.3.2. Configurando suporte a tecnologia assistencial

A área de trabalho do GNOME inclui tecnologias assistenciais para os usuários que apresentam necessidades especiais. Leitor de tela, lupa e teclado na tela são algumas dessas tecnologias. Para habilitá-las, primeiro marque a caixa de seleção Ativar tecnologias assistivas e selecione as tecnologias desejadas.

O pacote gok deve ser instalado para que você tenha suporte ao teclado na tela. Os pacotes gnopernicus e gnome-mag devem ser instalados para ativar recursos de leitura de tela e lupa.

8.3.3. Mudando a senha

Use este módulo para mudar sua senha. Especifique sua senha atual, especifique sua nova senha duas vezes e, em seguida, clique em OK. O uso de letras maiúsculas, números e símbolos aumenta a segurança da senha.

8.3.4. Personalizando atalhos de teclado

Atalho de teclado é uma tecla ou uma combinação de teclas que representa uma alternativa aos meios padrão de se realizar uma ação. Use Atalhos de Teclado para exibir os atalhos de teclado padrão. Você pode personalizar os atalhos para adequá-los às suas preferências.

Para mudar as teclas de atalho de uma ação, clique no atalho referente à ação e pressione as teclas a serem associadas à ação. Para desabilitar as teclas de atalho de uma ação, clique no atalho e pressione <—.