8.2. Configurações de aparência

A opção Aparência permite mudar o segundo plano da área de trabalho, escolher fontes, protetores de tela e temas, e personalizar o comportamento da janela.

8.2.1. Alterando o segundo plano da área de trabalho

O segundo plano é a imagem ou a cor aplicada à área de trabalho. Você pode personalizar o segundo plano da área de trabalho de diversas maneiras:

  • Selecione uma imagem para o segundo plano da área de trabalho. A imagem é sobreposta à cor do segundo plano da área de trabalho. A cor fica visível quando você seleciona uma imagem transparente ou quando a imagem não cobre a área de trabalho inteira.

  • Selecione uma cor para o segundo plano da área de trabalho. Você pode selecionar uma cor sólida ou criar um efeito em dégradé com duas cores (uma cor se mescla gradualmente à outra).

Você também pode mudar a aparência do segundo plano da área de trabalho no gerenciador de arquivos Nautilus. Para usar um arquivo de imagem no segundo plano, arraste-o do gerenciador de arquivos e solte-o em Papel de Parede da Área de Trabalho.

Se não quiser nenhuma imagem no segundo plano, clique em Sem papel de parede e selecione uma cor para a área de trabalho.

8.2.2. Selecionando fontes

Use Preferências da Fonte para selecionar as fontes a serem usadas em aplicativos, janelas, terminais e áreas de trabalho. A parte superior da caixa de diálogo mostra as fontes selecionadas para o aplicativo, área de trabalho, título da janela e terminal. Clique em um dos botões para abrir uma caixa de diálogo de seleção na qual você poderá definir a família, o estilo e o tamanho da fonte.

8.2.3. Configurando o protetor de tela

Use Preferências do Protetor de Tela para selecionar ou mudar o protetor de tela. O protetor de tela é um pequeno programa que ocupa a tela de exibição quando não ocorrem pressionamentos de tecla ou movimentos do mouse durante um tempo específico.

Você pode selecionar um protetor de tela Aleatório (seleção aleatória de protetores de tela em uma lista personalizada) ou uma Tela em branco em vez de um protetor de tela ou Desabilitar a função de proteção de tela. Outra opção é selecionar um protetor de tela específico na lista de protetores de tela instalados. O protetor de tela selecionado será exibido na janela de visualização à direita.

Use Ativar após para determinar quando a tela deve ficar totalmente em branco (se você escolher a opção Tela em branco) ou quando a proteção de tela deve iniciar depois de um tempo sem pressionamentos de tecla ou movimentação do mouse. Todas as referências ao tempo estão em minutos.

Selecione Bloquear tela quando ativo para bloquear a tela quando houver um protetor de tela em execução. Para desbloquear a tela, mova o mouse ou pressione uma tecla e digite sua senha.

8.2.4. Escolhendo um tema

Tema é um grupo de configurações coordenadas que especifica a aparência visual de uma parte da área de trabalho. Use Preferências de Tema para selecionar em uma lista de temas pré-instalados ou personalizar as configurações de acordo com suas preferências. A lista de temas disponíveis inclui vários temas para os usuários com requisitos de acessibilidade.

Um tema contém configurações que afetam diversas das seguintes partes da área de trabalho:

Controles

A aparência visual de janelas, painéis e applets. E também a aparência dos itens de interface compatíveis com o GNOME que aparecem em janelas, painéis, applets, como menus, ícones e botões. Algumas das opções de configuração dos controles que estão disponíveis foram desenvolvidas para atender a necessidades especiais de acessibilidade.

Frame da janela

A aparência dos frames em torno apenas das janelas.

Ícone

A aparência dos ícones nos painéis e no segundo plano da área de trabalho.

As configurações de cor para a área de trabalho e o aplicativo são controladas com o uso de temas. Você pode escolher entre vários temas pré-instalados. Selecione um estilo na lista de visão geral e ele será aplicado automaticamente. Detalhes do Tema abre outra caixa de diálogo na qual você pode personalizar o estilo de elementos únicos da área de trabalho, como o conteúdo da janela, as bordas da janela e os ícones. Depois que você efetuar mudanças e clicar em Fechar para sair da caixa de diálogo, será usado o tema personalizado. Clique em Salvar Tema para gravar o tema modificado com um nome personalizado. A Internet e outras fontes oferecem muitos outros temas para o GNOME, como os arquivos .tar.gz. Instale-os com a opção Instalar Tema. Você também pode arrastar novos temas até a janela Preferências de Tema.

8.2.5. Personalizando o comportamento da janela

Use Preferências de Janelas para personalizar o comportamento da janela da área de trabalho. Você pode determinar como a janela reagirá ao contato com o ponteiro do mouse ou a cliques duplos em sua barra de título e definir a tecla a ser pressionada para movimentar a janela do aplicativo.

Quando há várias janelas de aplicativos na área de trabalho, por padrão, a janela ativa será aquela que foi clicada pela última vez. Para mudar esse comportamento, ative Selecionar janelas quando o mouse passar por cima delas. Se quiser, ative Levantar janelas selecionadas depois de um intervalo e ajuste o tempo de latência com o controle deslizante. Dessa forma, uma janela é levantada rapidamente depois de ficar em destaque.

Para sombrear (enrolar) janelas de aplicativos, clique duas vezes na barra de título, deixando apenas essa barra visível. Esse é o comportamento padrão, que também economiza espaço na área de trabalho. Você também pode definir que, ao clicar duas vezes na barra de título, as janelas serão maximizadas.

Selecione uma tecla modificadora a ser pressionada para mover uma janela (Ctrl, Alt ou a tecla de logotipo do Windows).